29/09/17

Curso | Iniciação à Paleografia | Arte da escrita | Inscrições até 13 de Outubro | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



Curso de Iniciação à Paleografia:
a arte da escrita ao longo dos tempos

Monitor: João Ventura

Data: 16 a 20 de outubro
Hora: das 18h00 às 21h00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: jovens e adultos
Inscrições: até dia 13 de outubro

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um curso de Iniciação à Paleografia: a arte da escrita ao longo dos tempos monitorizado por João Ventura que, durante 15 horas fará uma viagem através da escrita ao longo dos tempos, dando a conhecer os suportes, instrumentos, transformação e interpretação da escrita.
Para participar neste evento poderá inscrever-se através do endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pt, do telefone: 295 40 10 00 ou diretamente na Biblioteca até ao dia 13 de outubro.

João Manuel Diniz da Silva Ventura, 48 anos, natural da ilha Terceira, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Ingleses e Alemães, pela Universidade de Coimbra, com especialização em Ciências Documentais, ramo de Arquivo, pela mesma Universidade.
Arquivista da Direção Regional da Cultura desde 2007.
De 2004 a 2007 colaborou com o Centro de Conhecimento dos Açores, onde se deu início à digitalização dos Registos Paroquiais.
Genealogista a tempo parcial, lecionou oficinas de iniciação à pesquisa genealógica nos Açores, nas ilhas Terceira, São Miguel e Faial, e em vários locais do Estado da Califórnia, E.U.A.

Linguagem e Criatividade | Sessão para Bebés | 7 de Outubro | 15h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

 
“Sessão para bebés”
Com a orientação de Ana Janeiro do Couto

Data: 7 de outubro
Horas: 15:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Bebés (6/24 meses)
Sujeito a inscrição

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.infoazores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 6 de outubro.

Exposição | “Rio Atlântico” de Carolina Celas | Festival Walk & Talk 2017 | 29 e 30 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo


Walk & Talk Terceira – 2017

Data: 29 de setembro
Hora: 18:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugura a exposição “Rio Atlântico” de Carolina Celas (Residência de Ilustração).

Workshop “A Minha Casa é”,
com Carolina Celas

Data: 30 de setembro
Hora: 10:00 às 12:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: dos 7 aos 12
Sujeito a inscrições
Número de vagas: 12

“A minha casa é” num iglu, numa toca, no tronco de uma árvore, num edifício de chocolate.
Neste Workshop é possível imaginar a casa onde gostaríamos de viver. Haverá um pequeno livro que nos guia através de diferentes atividades, onde se pode desenhar e contar a história da nossa casa. É grande ou pequena? Tem pessoas ou apenas um leão como animal de estimação?

Workshop “Habitar”,
com Carolina Celas

Data: 30 de setembro
Hora: 14:00 às 17:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: adultos
Sujeito a inscrições
Número de vagas: 12

Como podemos “sentir casa” independentemente do local onde estamos? Neste Workshop reflete-se e cria-se um conjunto de ilustrações, através de elementos do quotidiano e por fim a união destes resultados conta-nos a história da nossa casa.

Inscrições através do seguinte endereço eletrónico: gallery@walktalkazores.org ou pelo telemóvel 913 412 105

Literatura | Biblioteca nas Freguesias - “BIBLIOTECA ITINERANTE” | 3 até 30 de Outubro | Centro Comunitário do Posto Santo | Freguesia do Posto Santo | Angra do Heroísmo



Biblioteca nas Freguesias

“BIBLIOTECA ITINERANTE”



Data: 3 a 30 de outubro

Local: Centro Comunitário do Posto Santo

Hora: Segunda-feira a Sexta-feira (9:00 às 17:00) - Encerra para almoço (12:00 às 13:00)



A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.

As Juntas de Freguesia que, até agora, aceitaram este desafio são as seguintes: Altares, Serreta, S. Bartolomeu; Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Terra-Chã, Posto Santo, Ribeirinha, Porto Judeu, Feteira e S. Sebastião.

28/09/17

Exposição | "RE_ACT| CONTEMPORARY ART LABORATORY" | 30 de Setembro | 18h00 | Museu de Angra do Heroísmo



Na Sala Dacosta, decorrerá até janeiro a exposição RE_ACT| CONTEMPORARY ART LABORATORY, em que serão apresentadas obras realiza­das por Antonio Bokel, Gabriela Maciel, Gioia Giramolo, Mauricio Vicerè, Ivan Divanto, Paulo Arraiano, Patric Sandri e Paulo Ávila Sousa, tendo como curadores Tal Projectos e No.Stereo.

Os 8 artistas que integram esta mostra residirão entre 19 de setembro e 2 de outubro, na ilha Terceira, trabalhando em regime de laboratório num território que, pelas características inerentes à sua localiza­ção em pleno Atlântico, se distancia do cenário social contemporâneo da cidade global, cuja intrincada rede de significa­dos emergentes a tradição pictórica de paisagens parece incapaz de capturar, e que, como tal, se espera seja potencia­dor do estabelecimento de co-relações entre diferentes camadas de realidade e pós-realidade.

Exposição Integrada no Festival Walk&Talk | Vários Artistas | "Message In A Bettle" | 30 de Setembro Até 15 de Outubro | Inauguração 30 de Setembro às 18h00 | Museu da Angra do Heroísmo | Angra do Heroísmo | Terceira




A sala do Capítulo exibirá até 15 de outubro a exposição MESSAGE IN A BOTTLE, que integrará trabalhos de Silvia Amancei & Bogdan Armanu, Razvan Anton, Belu-Simion Fainaru, Vera Mota, Ciprian Muresan & Gianina Carbunariu, Larisa Sitar e Diana Vidrascu, com curadoria de Diana Marincu.

Esta exposição é construída como uma cápsula do tempo, reunindo uma série de questões sobre os tempos atuais e refletindo sobre os processos de aceitação e receção da mensagem artística. Destruindo os limites entre o fictício e o real, esta exposição assenta no conceito de que o sentimento de pertença se associa mais frequentemente a um estado de espírito do que a uma área geográfica e de que a distância funciona como um pólo agregador de sonhos em que através da fantasia se povoa o desconhecido.

Os artistas convidados articulam a sua própria visão sobre um relacionamento fictício com um futuro recetor desconhecido das suas mensagens, visando transgredir os limites físicos e temporais de uma exposição específica. As camadas de interpretação seguem as pistas das obras de arte expostas, partindo de um projeto fotográfico documental fictício sobre as relações Este e Oeste, para um diálogo imaginário com personagens mitológicos e representações históricas de um lugar paradisíaco, onde qualquer coisa é possível e o tempo se torna elástico.

Cinema | Música | 27, 28 e 30 de Setembro | Galeria Arco 8 | Ponta Delgada | São Miguel


Exibição da versão restaurada do documentário “Autografia” um retrato de Mário Cesariny com a presença do realizador - Prémio melhor documentário DocLisboa2004

Com este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário de Césariny mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Como espaço de acção privilegiou-se o seu quarto, por ser este actualmente a base da sua criação e da sua intimidade. É aqui que resiste tudo o que não se perdeu.
Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respectivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas - "autografia" - que servirá de mote, através da sua análise para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado.
Neste documentário/registo existem vários planos: o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar/reciclar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny     AUTOGRAFIA TRAILER



Exibição do filme “José e Pilar” com a presença do realizador seguido de perguntas e respostas.

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.
Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.
José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado de outra maneira”. José e Pilar trailer 
 
 
 
Octa Push é um projeto que funde música lusófona com ligações aos PALOP, com eletrónica, formado por dois irmãos (Leo e Bruno) de Carcavelos/Lisboa. Já pisaram palcos como Sonar Festival, Fabric, Glade Festival, Amsterdam Dance Event, NOS Alive, SBSR, MED, RiR, CCB, Casa da Música, Lux, entre outros. A nível editorial, destacam-se lançamentos de temas originais em editoras como Soul Jazz Records, Soundway Records, Iberian Records, Enchufada e o apoio de nomes como SBTRKT, Thom Yorke (Radiohead) ou Gilles Peterson (BBC).
No dia 30 de Setembro (Sábado) apresentam na Arco 8 o seu mais recente trabalho editado *LINGUA e far-se-ão acompanhar de Ary (Blasted Mechanism) no comando do Baixo, a noite continuara com a presença dinâmica de Ishan na cabine de Dj.
Entrada 7€  - Pré Venda : La Bamba Record Store, Cafetaria da Biblioteca Publica e ARCO 8 - Entradas Limitadas   

Octa Push + Guests @ Vodafone Mexefest 

26/09/17

Oficina de Filosofia | "Filosofar, Investigar e Dialogar" | 30 de Setembro / 28 de Outubro / 25 de Novembro | Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima | Angra do Heroísmo


O Museu de Angra do Heroísmo leva a efeito a 30 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro uma oficina de Filosofia para crianças entre os 8 e os 12 anos, em que se promovem compe­tências cognitivas, afetivas e comportamentais.

Tal oficina, que terá como facilitadora Ana Lúcia Ribeiro, decorre das 11h00 ao 12h00, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, na Rua da Boa Nova, perto do Relvão.

Nas sessões, a facilitadora convidará as crianças a estabelecer relações entre o pensado e o verbalizado, levando em atenção as contradições entre as vozes e incentivando todos a expressa­rem-se. Os possíveis diálogos resultam dos estímulos apresen­tados e das questões colocadas pelas crianças e “navegam” sobre temas como o sentido da vida, a ação, o pensamento, as emoções, o poder, a responsabilidade, a arte, entre outros de natureza filosófica.

A primeira sessão iniciar-se-á com uma questão colocada na Caixa dos Porquês pelo J. de 11 anos: “Porque é que a Filoso­fia é tão divertida?”

As inscrições decorrem através do telefone 295 240 800 ou do e-mail mu­seu.angra.agenda@azores.gov.pt.

A participação na oficina implica o pagamento à formadora de 7.50 euros pelas 3 sessões.


Música | Temporada Artística | “Nataliya Horobets e Olga Gorobets"- Violno/Piano | 1 de Outubro | 21h00 | Biblioteca Pública e Arquiv Regional João José Da Graça | Faial


25/09/17

Cinema | 40º aniversário do Cine-clube da Ilha Terceira | 29 e 30 Setembro | Recreio dos Artistas



O Cine-clube da Ilha Terceira celebra o seu 40º aniversário com a exibição do documentário inédito “Danças de Carnaval – Teatro Popular” (1979), do clássico “Metropolis” (v. 2010), e conferências sobre o cineclubismo e o Plano Nacional de Cinema.


O Cine-Clube da Ilha Terceira foi fundado em 1977 por um grupo de terceirenses interessados na exibição e divulgação de cinema de qualidade. Com uma atividade pujante nas duas primeiras décadas de atividade, o Cine-Clube foi progressivamente reduzindo as suas exibições, até cessar a sua programação.




Após um período de inatividade, em 2013, interessados em recuperar o património de uma importante entidade cultural da ilha Terceira, um grupo de interessados pelo cinema reativou o Cine-Clube, promovendo desde então um conjunto regular de exibições, ciclos de cinema, mostras, conferências e de trabalho junto das escolas no sentido de promover o cinema junto dos mais novos.

Em setembro de 2017 celebram-se os 40 anos sobre a data de fundação da associação cultural sem fins lucrativos Cine-Clube da Ilha Terceira. Declarada Entidade de Utilidade Pública por despacho de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, em junho de 2017, o Cine-Clube da Ilha Terceira pretende homenagear a sua existência com duas exibições e um espaço de discussão e debate sobre o cinema e o cineclubismo nos dias de hoje.


PROGRAMA 40º ANIVERSÁRIO CINE-CLUBE ILHA TERCEIRA
__________________

29 SETEMBRO // 20H00

Exibição do documentário

Danças de Carnaval – Teatro Popular

(1979 – 21’13’’ – Realização de Manuel Martins)

____________________________

Sinopse



Filmado em 1979 no formato Super 8 mm, pretendeu registar o teatro popular na ilha Terceira com duas danças de espada, uma das Lajes, com imagens do ensaio e apresentação ao público, e outra realizada por soldados do Regimento de Infantaria 17 “puxada” a dois mestres e versando a Batalha de Aljubarrota.

Este documentário participou, em 1980, no Festival Internacional Super 8 em Toronto, Canadá, com o número 169, na categoria de Factos e Documentários, tendo sido a segunda das duas participações portuguesas.


Uma cópia deste documentário de 23 minutos foi adquirida por um serviço educativo da Secretaria Regional de Educação e Cultura.



// 21H00

Conferências/Debate



“Contextos e Paradigmas do Cineclubismo Português” por António Costa Valente

____________________________

Sinopse

Uma reflexão sobre os contextos e paradigmas que marcaram uma parte significativa da história dos cineclubes em Portugal, e a procura das fronteiras e das continuidades que parecem marcar os cineclubes dos nossos dias.

“O Plano Nacional de Cinema: literacia fílmica e criação de redes entre instituições culturais e educativas” por Elsa Mendes

____________________________

Sinopse

Esta comunicação incide sobre duas das grandes linhas orientadoras do PNC: por um lado, problematiza o contributo da literacia fílmica no âmbito de aquisição de multiliteracias por parte dos jovens; por outro, assume a constituição de redes de comunicação entre os organismos tutelados pela área da Cultura e pela área da Educação como eixo incontornável de dinamização de uma cultura do cinema e do audiovisual junto das comunidades educativas.

//22h30

Convívio de Aniversário

Os 40 Anos do Cine-Clube da Ilha Terceira

30 SETEMBRO

// 21H00

Exibição do Filme

“Metropolis” (201o)

____________________________

Sinopse

Versão restaurada do original Metropolis, de Fritz Lang, de 1927, depois de, em 2008, ter sido descoberta uma versão original do filme, num museu na Argentina. Depois de um longo processo de restauração, o filme foi finalmente apresentado na sua versão completa e original à intenção do realizador a 12 de fevereiro de 2010.

20/09/17

Literatura | Apresentação do Livro Infantil "Orvalho" de Flávia Medeiros | 26 de Setembro | 9h30 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo

Apresentação do livro “Orvalho”, de
Flávia Medeiros
 
Data: 26 de setembro
Hora: 9:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: infantil

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro(BPARLSR), promove a apresentação do livro infantil “Orvalho”, com a presença da autora Flávia Medeiros. Este livro foi o primeiro trabalho resultante do Projeto Sensibilizar, cujo objetivo primordial é o de sensibilizar a sociedade para a inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Por ser um projeto de envolvimento, a história foi escrita por Flávia Medeiros e ilustrada por quinze crianças de diferentes escolas da nossa ilha.
A apresentação do “Orvalho” na Biblioteca vem assinalar a entrada desta obra infantil no Plano Regional de Leitura e, tendo em conta o público-alvo a que se dirige, a autora dará a conhecer todo o processo de construção do livro, desde a sua criação até chegar às mãos dos leitores.

Flávia Medeiros nasceu em março de 1986. Natural de Ponta Garça, ilha de São Miguel, cedo se decide por um caminho artístico associado à educação infantil.
A primeira etapa académica é concluída com o curso profissional de Técnica Auxiliar de Infância. Mais tarde, completa a Licenciatura em Estudos Artísticos e faz uma Pós-Graduação em Educação Especial.
Reside atualmente em Angra do Heroísmo e frequenta o Mestrado em Arte e Educação.

Literatura | “Encontro com o Escritor”, David Machado | 22 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



“Encontro com o Escritor”
David Machado
 
Data: 22 de setembro
Hora: 10:00 – Sessão para as escolas; 18:00 – Sessão para o público em geral
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Entrada Livre

A Direção Regional da Cultua, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de David Machado, jovem autor português com romances premiados e dois livros infantis incluídos no Plano Nacional de Leitura.
Um dos seus romances, “Índice Médio de Felicidade”, foi agora adaptado ao cinema, por Joaquim Leitão e teve um prémio da União Europeia para a Literatura, 2015. Além disso, este livro garante que David Machado é um dos melhores ficcionistas da sua geração.
A moderação das sessões está a cargo de Paula Cotter Cabral e a sessão para o público em geral contará com um momento teatral, da responsabilidade do L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, liderado por Luís Carvalho, que encenará um conto intitulado “Acho que posso ajudar”.

David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Publicou romances, O Fabuloso Teatro do Gigante, Deixem Falar as Pedras, Índice Médio de Felicidade (prémio da União Europeia para a Literatura, prémio Salerno Libro d’Europa) e Debaixo da Pele. Publicou, além disso, vários contos para as crianças, entre eles, A Noite dos Animais Inventados (Prémio Branquinho da Fonseca 2005), O Tubarão na Banheira (Prémio Autor SPA/RTP 2010), A Mala Assombrada, Parece Um Pássaro, Eu Acredito, Uma Noite Caiu Uma Estrela e Os Livros do Rei. Os seus livros estão publicados em mais de uma dezena de línguas.

Paula Alexandra de Sousa Cotter Cabral, natural de Lisboa, nasceu em 1970, e vive na ilha Terceira há cerca de vinte anos. Defendeu, em abril de 2004, a dissertação intitulada “João de Melo”: peregrinações da memória”, integrada no Mestrado de Cultura e Literatura Portuguesas, na Universidade dos Açores. Concluiu a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante em Estudos Portugueses e Ingleses, em 1993, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Pertence à Equipa REDA, da Direção Regional da Educação, à Comissão Coordenadora do Plano Regional de Leitura, da Secretaria da Educação e Cultura da Região Autónoma dos Açores, e lecionou Português, ao ensino secundário, na Escola Secundária Vitorino Nemésia – Praia da Vitória, onde desempenhou também os cargos de Presidente do Conselho Pedagógico e Coordenadora dos Diretos de Turma do Ensino Secundário. Atualmente, desempenha as funções de Diretora Técnica dos Serviços Pedagógicos, na Direção Regional da Educação.

L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, foi constituído no ano 2010, pelo seu ator e encenador Luís Carvalho. Com formação no teatro universitário, através da participação no Grupo Cénico de Direito, da Faculdade de Direito de Lisboa, Luís Carvalho integrou o elenco das peças de William Shakespeare, Molière e Eugene O’Neill.

19/09/17

Ambiente | Parque Escolas| Programa Educativa | Açores | 2017/2018 | Escolas dos Açores




Este programa, promovido pelo Governo dos Açores e composto por cerca de 220 atividades, é a oferta educativa dos Parques Naturais dos Açores dirigida à população escolar e de caráter gratuito. A sua oferta está estruturada da seguinte forma: Parque vai à Escola - ações nas escolas; A Escola vai ao Parque, composto por A Escola vai ao Centro - ações que decorrem nos centros ambientais - e A Escola vai às Áreas Protegidas - ações educativas nas áreas protegidas, nas Reservas da Biosfera, nos Geossítios e nos locais sensíveis para a conservação da natureza.

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas Escolas, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente. Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos professores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus alunos.


As ações do Parque Escola estão sujeitas a marcação prévia e de acordo com a disponibilidade do Serviço Educativo.


Mais informamos que já se encontra disponível o novo portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade, onde poderá conhecer os projetos, programas e campanhas de educação ambiental que ocorrem nos Açores, bem como utilizar os recursos educativos que se encontram disponíveis. Poderá aceder ao portal em http://educarparaoambiente.azores.gov.pt .


Artesanato | Oficina de Tinturaria | 23 de Setembro | 10h30 | Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo



O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, dia 23 de setembro, uma oficina de tinturaria vegetal, que terá como monitora Guida Fonseca, formadora artesã na área da tapeçaria contemporânea.
Nesta oficina, que decorre no âmbito de uma colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, recordar-se-á a importância da exportação do pastel e da urzela na economia açoriana, nos séculos XVI e XVII, serão explicados os princípios básicos da tinturaria tradicional com corantes vegetais e realizados tingimentos com plantas tintureiras, recorrendo a diferentes fibras naturais.
A participação é gratuita, mas limitada a 15 formandos adultos. A inscrição decorre através do telefone 295 240 800 ou do mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt.
Este evento insere-se no programa das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Em Portugal, a coordenação das jornadas cabe à Direção-Geral do Património Cultural. O tema deste ano, Património e Natureza, pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões, quer urbanas, quer rurais, e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

18/09/17

Festival | Festival Walk & Talk Azores - Edição 2017 | Projetos Inéditos | 29 de Setembro a 5 de Outubro | Ilha Terceira



Walk&Talk na Terceira
O Walk&Talk viaja pela segunda vez até à ilha Terceira e apresenta-se de 29 setembro a 5 de outubro em Angra do Heroísmo, cidade património da UNESCO. Uma dezena de artistas, intervenções inéditas na cidade, atividades em curso em 3 espaços, exposições, performances, cinema, workshops e conversas, completam o programa.

Para a viagem até à Terceira, o Walk&Talk e o KWY de Ricardo Gomes convidam o coletivo Baldios (pt), Carolina Celas (pt) e Roberto Ciderz (it) para os projetos do circuito de arte; residências com Nuno Costa Santos e Alexandre Borges; aos quais se juntam os projetos de Diana Marincu, Jorge Jácome, Miguel C. Tavares e Ligia Soares. Além das intervenções planeadas para espaços ao ar livre, as atividades do festival decorrem no Museu de Angra do Heroísmo, no Núcleo de História Militar Baptista de Lima e na Biblioteca e Arquivo Regional de Angra do Heróismo. Info Point e Loja W&T na Casa do Sal.

Info Point e Loja W&T na Casa do Sal.

O contexto de Angra do Heroísmo sublinha a dimensão do património na vocação do Walk&Talk, festival que promove o entrosamento entre criação contemporânea e as especificidades naturais, culturais e humanas dos Açores. De que forma as artes e os seus protagonistas poderão contribuir para a vivência de uma cidade, cuja maior riqueza e unicidade dependem da preservação do seu património histórico, será a questão chave, o ponto de partida e de reflexão para esta primeira incursão do projeto. Sem ter a ambição de encontrar respostas, queremos testar hipóteses, reunir e confrontar visões, sobre a formação do património açoriano. E, em plena cidade património de Angra, abordar o papel das dinâmicas artísticas na sua fixação, recriação e expansão permanentes.

A extensão do Walk&Talk à Terceira conta com os apoios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Regional dos Açores, entre outros parceiros locais, como o Museu de Angra do Heroísmo e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional. Viajar pelo arquipélago permite envolver diretamente as outras ilhas na dinâmica e investimento do Walk&Talk. Quer como acontece agora com a extensão a Angra, quer num futuro próximo com a realização de itinerâncias, residências e projetos criados ao longo do ano, novamente em São Miguel e na Terceira ou noutras geografias do arquipélago.

Workshop | Animação 3D - Organizado por Paulo Novo | 25 de setembro a 7 de outubro | Inscrições até ao dia 21 de setembro | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro


Workshop de animação 3D
- Organizado por Paulo Novo –

Data: 25 de setembro a 7 de outubro
Horário: de segunda a sexta (durante 2 semanas – 17:00 às 19:00; último dia, sábado – 14:00 às 19:00)
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: jovens a partir dos 12 anos
Sujeito a inscrição: até ao dia 21 de setembro, bpar.angra.info@azores.gov.pt

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de animação 3D, uma vez que esta temática está em todas as áreas do conhecimento humano: desde a matemática, à física, passando pela saúde, indústria, construção, etc.
Neste Workshop será desvendado, de uma forma leve, o processo criativo de animação usando software 3D, desde o seu início, após a criação do roteiro, até à animação física de um personagem. Para a consecução dos trabalhos recorrer-se-á à versão de estudante do software Autodesk Maya e a um outro software de imagem (Photoshop, Gimp ou outro).

Paulo Novo foi Diretor de Arte em várias agências de publicidade de Lisboa (de 1990 a 1995).
É licenciado em Design pelo IADE, Lisboa – 1994 e tem mestrado em animação, no Kingston University, Londres – 2001.
Professor em Artes Visuais, desenvolveu com os alunos vários projetos na área do cinema, animação e multimédia, tendo vencido alguns festivais de curtas-metragens. Participou também em diversos projetos da U. E. com outras escolas da Finlândia, Espanha e Região Autónoma da Madeira.
Em 2009 abandona o ensino e decide dedicar-se ao estudo de animação 3D. Vive no Canadá, E. U. A., República Checa e Brasil, trabalhando em vários estúdios de animação.
Volta em 2016 aos Açores, a convite da DRE, para coordenar a equipa da plataforma REDA e outros projetos do Prosucesso ligados às novas tecnologias.

Cinema | "O Cinema da Minha Vida" | "Agnus Dei - As Inocentes" , de Anne Fontaine | 23 de Setembro | 18h00 | Sala de cinema da Recreio dos Artistas | Angra do Heroísmo


O Cine-Clube da Ilha Terceira retoma a sua atividade, após um breve período de descanso de verão, com a reentreé d'O Cinema da Minha Vida com a exibição do filme Agnus Dei - As Inocentes, de Anne Fontaine, no próximo dia 23 de setembro (sábado) pelas 18h00 na sala de cinema da Recreio dos Artistas.


Sinopse: Agnus Dei - As Inocentes é um filme dramático, realizado pela luxemburguesa Anne Fontaine, que se baseia num caso real, passado na Polónia no fim da Segunda Guerra Mundial.

Após a vitória dos Aliados na Segunda Grande Guerra, Mathilde, médica da Cruz Vermelha, encontra-se na missão de ajudar os sobreviventes dos campos de concentração nazis. Estamos na Polónia, em dezembro de 1945.

O horror a que todos os dias assiste é imenso, mas ela tenta a todo o custo minorar o sofrimento dos que dela precisam. Um dia, é procurada por uma jovem noviça que lhe implora que vá consigo ao convento onde várias freiras precisam de auxílio. Apesar de reticente, acaba por se sentir impelida a ajudá-la.

Nesse lugar, para sua surpresa, vai encontrar sete freiras em final de gravidez. Meses antes, o convento foi invadido por soldados soviéticos que as violaram durante vários dias. Incapazes de conciliar a sua fé com a perda da virgindade, aquelas mulheres não conseguem superar o trauma de carregarem no ventre o fruto de um crime, delas e dos homens que as violentaram.

Fotografia | Exposição | "Quem vê caras... não vê doenças." | 18 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



Data: 18 de setembro a 26 de setembro
Hora: das 9:00 às 17:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: público em geral

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva
Ribeiro (BPARLSR), promove uma Exposição de Fotografia organizada por José Luís Santos.
A exposição é constituída por 24 fotografias de crianças portadoras de doenças e tem o objetivo de acabar com o paradigma da exclusão, demonstrando à população que estas e outras crianças com doenças crónicas têm os mesmos direitos e as mesmas vontades das outras.
É uma exposição solidária, cujas fotografias serão entregues às crianças logo que termine o ciclo de exposições (no final de outubro).
Os fotógrafos são: José Santos, Paulo Melo, André Morgado da Silva, Beatriz Gomes, Fernando Abreu, Marta Tomé, José Pedro, Marco Andrade e Ricardo Silva Moura.

13/09/17

Pintura | SOS Murais | 16 de Setembro | 14h30 ás 17h00 | Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo



No próximo sábado, dia 16, numa tarde a passar entre pincéis e tintas, pede-se a colaboração das crianças para repintar os murais que decoram as paredes exteriores do Serviço Educativo, elaborados em anos anteriores, e que o Inverno descolorou.

A participação é limitada a jovens e crianças a partir dos sete anos.

A inscrição é gratuita, mas dependente de inscrição prévia através do mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

Consulte o cartaz anexo para ter acesso a mais informações.

12/09/17

Prémio | Europeu Natura 2000 – Edição 2018 | Candidaturas até 29 de Setembro de 2017 | Comissão Europeia

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2018 do Prémio Europeu Natura 2000.
 
Destinatários:
Empresas, autoridades, ONG, voluntários, proprietários de terras, instituições educativas e indivíduos.
 
Categorias:
1.Conservação;
2.Comunicação de benefícios socioeconómicos;
3.Conciliar interesses
4.Percepção da cooperação transfronteiriça
5.Criação de redes.
 
Candidturas: até 29 de setembro 2017
 
Sítio Web: AQUI

Concurso | “Euro Video Challenge” | Inscrições até 24 de setembro | União Europeia



Se tem entre 18 e 30 anos, esta é a sua oportunidade de nos contar uma história e revelar o seu talento, enviando-nos um vídeo original, de duração não superior a 2 minutos e 20 segundos, sobre um tema económico relacionado com a atividade do BCE. O prazo para envio do vídeo termina em 24 de setembro de 2017.

Estão abertas as candidaturas ao concurso de vídeo do Banco Central Europeu, cujo objetivo é explicar temas económicos de forma lúdica.
 
O público-alvo:
Jovens entre os 18 e os 30 anos de idade
 
Candidaturas: até 24 setembro 2017 
 

Curso | Jornalistas | Academia Norte Europe | Candidatras até 30 de Setembro | Formação para o ano 2017/2018





Academia Notre Europe – Instituto Jacques Delors


Tens entre 18 e 26 anos e gostas de assuntos europeus? Então a Académie Notre Europe é para ti!
A Academia é um local de formação, intercâmbio e partilha de conhecimentos sobre as políticas europeias. O seu objetivo é colocar à disposição dos jovens e de profissionais conhecimentos especializados sobre os assuntos europeus e a vasta rede de peritos e decisores políticos de alto nível que o Instituto Jacques Delors desenvolve há mais de 20 anos.

A formação para o ano 2017/2018 é reservada a:
- Jornalistas não iniciados em assuntos europeus;
- Jovens entre os 18 e os 26 anos.
Candidaturas: até 30 de setembro 2017
A formação decorrerá entre novembro de 2017 e maio de 2018.
Sítio Web: AQUI

Exposição | Atlantide | Pantónio | 22 de Setembro | Paris


Exposição | Atlantide | Pantónio | Paris

O Terceirense António Correia (Pantónio), volta a expor em Paris na "Galerie Itinerrance", a exposição intitulada "Atlantide" será inaugurada no próximo dia 22 de Setembro.

Site: http://itinerrance.fr/exposition-atlantide-pantonio/


11/09/17

Trilho Pedestre | Atividades Comemorações do 35º Aniversário das Sete Cidades | 13 a 17 de Setembro | Sete Cidades | São Miguel


Inserido nas comemorações do 35º aniversário da Casa do Povo de Sete Cidades, a Associação 7 Maravilhas, organizará um Trilho Pedestre que percorre:
- Lagoa Rasa;
- Lagoa de S.Tiago
- e descida da Grota do Inferno.
Grau: Fácil
Extensão: aproximadamente 6 Km
Duração: tempo médio de 2H30M
Inscrições: gratuitas
Data limite: 15 Setembro
Contatos: 296295700 ou 914258494

Exposição | Projections & Premonitions "Isto é Arte" | 15 de Setembro | 18h30 | Galeria do Instituto Açoriano de Cultura | Angra do Heroísmo




Exposição | Vitor Pomar "O Silêncio do Coração/ The Silence of the Heart" | 14 de Setembro | 18h00 | Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual | Lisboa




Cinema | Exibição | "Miguel Gon Calves Mendes" | 13 a 28 de Setembro | 21h30 | Arco 8 | Ponta Delgada | São Miguel


08/09/17

Concurso | Sexta - Feira 13 | 3º Concurso de Curtas de Terror Açorianas | Inscrições até 9 de Outubro | Angra do Heroísmo



Música | Concerto Íntimo “Juke & Jam” | 15 de Setembro | 22h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



Concerto Íntimo

“Juke & Jam”


Data: 15 de setembro

Hora: 22:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Entrada Livre


A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um Concerto Íntimo, desta vez, com o jovem grupo “Juke & Jam”. Oriundo da ilha Terceira o grupo de tendência cover procura afirmar-se no panorama da música regional, com músicos que integram formações em áreas muito diversas: coros, bandas de rock, bandas ligeiras, jazz e música clássica. Assim evidenciam um reportório com tendência para canções que fizeram sucesso nos anos 60 e 70, com letras da melhor poesia da época.

De recordar que nos “Concertos Íntimos” já nos foi possível ouvir os “BWF & Friends”, “The Soaked Lamb” e “Wave Jazz Ensemble”.

“Juke & Jam” estreou-se a 8 de março de 2013 com um convite para um espetáculo no dia Internacional da Mulher. A partir daí surgiram vários concertos em diversos locais da ilha Terceira, tais como Festas Sanjoaninas, Festas da Praia da Vitória e concertos de beneficência. Neste momento o grupo é formado por quatro elementos: Sónia Pereira (voz), João Santos (voz, guitarra acústica), Nivaldo Sousa (voz, guitarra elétrica) e Bráulio Brito (trompete e percussão).

Conferência | “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes | 13 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro




Conferência: “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes


Data: 13 de setembro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Investigadores, historiadores, alunos de mestrados em ciências sociais e público em geral.


A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma conferência intitulada “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à base das Lajes (1946 a 1974)”, proferida por Tânia Mendes.

O Arquivo Regional, devido à sua missão de preservar e divulgar a memória histórica da região, deve promover eventos, de forma a difundir a informação que possui. Esta conferência, terá por base, dados que foram aqui investigados no fundo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Civil, no âmbito da tese de mestrado da autora/oradora.

A temática da Adoção de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos, foi uma realidade da nossa sociedade e vivências, mas que ainda hoje é um assunto considerado Tabu. Segundo a nossa oradora, “ninguém sabe nada sobre o assunto, até que alguém fale dele e aí sim, …”. Esta conferência, terá como objetivo, levantar a ponta do véu sobre estes acontecimentos e dar voz a alguns dos seus intervenientes.


Tânia Santos Mendes, nascida em 1979, na ilha Terceira, licenciou-se em 2002 em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores. Em 2017 prestou provas de mestrado em Ciências Sociais com a apresentação da tese: “Da assistência à adoção: A sociedade perante a infância abandonada (século XIX a XX)”. Em 2001 apresentou a comunicação “Envolvimento parental no Jardim de Infância: Que Representações”, no VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho.

07/09/17

Feira | 3ª Edição "Angra com Futuro" , Ideias em Ação | 27, 28 e 29 de Outubro | Praça Velha | Angra do Heroísmo



III Feira “Angra com Futuro”
tem data marcada e inscrições abertas
 
III edição da Feira “Angra com Futuro: Mostra de Projetos Empreendedores e Capacitação” tem já data definida e inscrições abertas. Este ano, a maior montra do empreendedorismo jovem da ilha Terceira tem lugar entre os dias 27 e 29 de outubro, voltando ao local onde decorreu a sua primeira edição, a Praça Velha, em Angra do Heroísmo. As inscrições para a vertente de exposição estão já abertas, pretendem dar oportunidade de participação a um cada vez maior número de jovens empreendedores e podem ser feitas aqui https://goo.gl/Y1NBZQ.

A III Feira "Angra com Futuro", promovida pela Associação Juvenil da Ilha Terceira - AJITER, avança para a edição de 2017 sob a alçada do sucesso crescente das edições anteriores​. Esta iniciativa, que acontece com o apoio Câmara Municipal de Angra do Heroísmo - enquadrado numa deliberação do seu Conselho Municipal de Juventude - e do Governo Regional dos Açores, pretende criar uma plataforma de lançamento e capacitação para jovens, estreitando laços e redes de conhecimento entre empreendedores, entidades e empresários.

Em 2017, a AJITER pretende implementar alguma evolução ao modelo da feira, desde logo, alargando a proveniência dos projetos expostos. Este ano, para além de projetos sediados nos Açores e Portugal continental, o certame pretende trazer a Angra bons exemplos do que se vai fazendo na restante macaronésia. O objetivo é, assim, incluir Madeira e Canárias, como forma de diversificar o público da feira e alargar os horizontes dos jovens empreendedores que a visitam, os quais se pretende, igualmente, possam ter proveniências mais alargadas, uma vez que esta Feira será divulgada e assume, igualmente, como objetivo poder ter visitantes de todo o território nacional.

Pretende-se um salto qualitativo, mais do que quantitativo, numa plataforma que se tem vindo a afirmar uma das maiores feiras de exposição e capacitação para jovens empreendedores dos Açores.
As inscrições estão abertas para os espaços de exposição de projetos empreendedores e podem ser feitas junto da promotora até ao próximo dia 20 de setembro. Mais informações estão disponíveis através do website da associação, em www.ajiter.pt.

Boletim Informativo | "Tesouros da Casa Forte" | Patente na Sala Edifício de São Francisco | Museu de Angra do Heroísmo


 A primeira edição do boletim informativo “Tesouros da Casa Forte”, relativo à mostra com o mesmo nome patente na Sala Edifício de São Francisco| Memórias, em que se destaca um exemplar do “Tratado da Sphera”, traduzido e comentado por Pedro Nunes, em 1537, do original de João Sacrobosco, obra cuja ação foi determinante no quadro da expansão marítima portuguesa.

Através desta mostra e do boletim que a complementa, o MAH dá início ao projeto Tesouros da Casa Forte, que consubstancia a sua missão de divulgar o rico e variado acervo de que é possuidor, salientando um objecto que, pela natureza dos seus materiais, pelo seu valor artístico, patrimonial ou simbólico, é guardado numa reserva com condições e características distintas das restantes existentes nesta instituição.

Tais boletins serão arquivados no sítio do Museu de Angra do Heroísmo, podendo ser acedidos através do link http://museu-angra.azores.gov.pt/tesouros-da-casa-forte/01/Tratado-da-esfera-I.pdf.

06/09/17

Atividades Culturais | Jardim Sagres Fest | 8 e 9 de Setembro | 18h00 | Jardim António Borges | Ponta Delgada | São Miguel



JARDIM SAGRES FEST 2017 transforma este fim de semana o JARDIM ANTÓNIO BORGES numa grande festa com música, actividades para crianças, artesanato, gastronomia, circo e um... barbeiro


O Jardim Sagres Fest abre as portas às 18h, esta sexta feira 8 de setembro no Jardim António Borges para dois dias de festa num dos espaços verdes mais emblemáticos de Ponta Delgada. Esta iniciativa da Craca Associação Cultural, a empresa SÓ, Lda e a Sagres propõe um conjunto de actividades culturais para todas as idades, do fim da tarde até ao início da madrugada.


Além de um programa musical para despertar sentidos encabeçado por Marta Ren & the Groovelvets, Blue N' Velvet, Alex Barck( Jazzanova) e Rui Pregal da Cunha, o programa inclui diversas atividades que agitam o jardim. O Jardim traz a festa para a luz do dia com: a parceria criativa de programação com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, que dá espaço ao Mercado Urbano de Artesanato com diversos workshops e o melhor do artesanato contemporâneo açoriano;o colectivo Arte Viva apresenta o trabalho de vários artistas plásticos: Andreia Sousa, Carlos Pins, Ivo Batista, Joana Maia, Lúci Biagio Volandri, Martim Cymbron, Yves Decoster, Rogério Sousa, Sara Batista e Stéphane Stef!; um Jardim em Silêncio, o NOS Lounge associa as preocupações ecológicas ao silêncio e convida o público a fruir Dj sets com headphones; o performer Mr. Milk trará circo ao jardim com performances de clown, fogo, balões e outras acrobacias; Scissor Teaser é Luís Liberal, barbeiro da Barbearia do Porto que durante o fim de semana todo cortará cabelos e barbas a todos os festivaleiros; o Núcleo de São Miguel da Associação Animais de Rua permitirá ao público o contacto directo com animais, a informação de processos de adopção de gatos e cães, e no sábado às 16h, desenvolve uma aula de zumba solidária para angariação de fundos. A organização propõe um conjunto de boas práticas ambientais que incentivam o público a contribuir para a redução de resíduos e lixo no espaço do jardim, assim como acções de sensibilização para as questões ecológicas e de sustentabilidade.

O bilhete diário custa 7,5€, enquanto o passe geral com número limitado para os dois dias tem o valor de 10€ ( só disponível nos locais de venda em Ponta Delgada). Crianças até aos 12 anos pagam 1€. De referir ainda que os bilhetes para o Jardim Sagres Fest estão disponíveis em Ponta Delgada, no Coliseu Micaelense, Café 3 / 4, Quiosque In Nature (no Jardim António Borges), La Bamba Bazar Store, Hiper SolMar- São Gonçalo e Valados; na Ribeira Grande no Bar Tuká Tulá; nas Furnas no café 3 Bicas; em Vila Franca do Campo no Hiper Sol Mar e na Lagoa, na Pousada da Juventude. Bilhetes à venda na bilheteira do Jardim António Borges nos dias do evento.

Programa Completo

8 Setembro –Sexta Feira

18h Abertura de Portas Jardim Sagres Fest 2017 dia #1

18h Um Gajo Chamado Keany- DJ Set- Palco Árvore

19h Fabrizio Reinolds- DJ Set- NOS Lounge

20h30 Triki &Franco Blues Band- Concerto- Palco Árvore

21h30 Marta Ren & Groovelvets- Concerto- Palco Sagres

23h Rui Pregal da Cunha- DJ set- Palco Sagres


9 Setembro- Sábado

16h Aula solidária de Zumba – Junta de Freguesia de São José

17h Du-Dé-Du- Musical Infantil- Palco Árvore


18h Fabrizio Reinolds- DJ set- Palco Árvore

19h Um Gajo Chamado Keany- DJ set- Jardim do Silêncio

20h30 Sara Cruz Trio- Concerto- Palco Árvore

22h Blue n' Grass- Concerto- Palco Sagres 23h30 Alex Barck/Jazzanova-DJ set- Palco Sagres