28/09/17

Cinema | Música | 27, 28 e 30 de Setembro | Galeria Arco 8 | Ponta Delgada | São Miguel


Exibição da versão restaurada do documentário “Autografia” um retrato de Mário Cesariny com a presença do realizador - Prémio melhor documentário DocLisboa2004

Com este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário de Césariny mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Como espaço de acção privilegiou-se o seu quarto, por ser este actualmente a base da sua criação e da sua intimidade. É aqui que resiste tudo o que não se perdeu.
Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respectivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas - "autografia" - que servirá de mote, através da sua análise para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado.
Neste documentário/registo existem vários planos: o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar/reciclar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny     AUTOGRAFIA TRAILER



Exibição do filme “José e Pilar” com a presença do realizador seguido de perguntas e respostas.

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.
Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.
José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado de outra maneira”. José e Pilar trailer 
 
 
 
Octa Push é um projeto que funde música lusófona com ligações aos PALOP, com eletrónica, formado por dois irmãos (Leo e Bruno) de Carcavelos/Lisboa. Já pisaram palcos como Sonar Festival, Fabric, Glade Festival, Amsterdam Dance Event, NOS Alive, SBSR, MED, RiR, CCB, Casa da Música, Lux, entre outros. A nível editorial, destacam-se lançamentos de temas originais em editoras como Soul Jazz Records, Soundway Records, Iberian Records, Enchufada e o apoio de nomes como SBTRKT, Thom Yorke (Radiohead) ou Gilles Peterson (BBC).
No dia 30 de Setembro (Sábado) apresentam na Arco 8 o seu mais recente trabalho editado *LINGUA e far-se-ão acompanhar de Ary (Blasted Mechanism) no comando do Baixo, a noite continuara com a presença dinâmica de Ishan na cabine de Dj.
Entrada 7€  - Pré Venda : La Bamba Record Store, Cafetaria da Biblioteca Publica e ARCO 8 - Entradas Limitadas   

Octa Push + Guests @ Vodafone Mexefest 

Sem comentários: