01/06/17

Exposição | Ilustração | “Exposição de Ilustrações” de Raquel Vila Arisa | 2 de Junho | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça | Horta | Faial




“Exposição de Ilustrações” de Raquel Vila Arisa

Sala de Exposições da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça

2 de junho às 18h

Raquel Vila Arisa de origem espanhola cresceu em Manlleu - cidade catalã onde há mais porcos que pessoas. Atualmente frui dos seus 27 anos enquanto trabalha como designer no Parque Natural da Ilha do Faial.

Desde criança que os seus companheiros de viagem foram o caderno e o lápis, que a seguiram até à Escola Massana, em Barcelona, onde se licenciou em Arte e Desenho, e se especializou em ilustração.

Com uma grande sede de viajar e seduzida pelo exotismo do gelo frequentou o Programa Erasmus em Riga, na Letónia. Terminada a licenciatura, saiu de Barcelona para se fixar em Estrasburgo, França, e foi lá, em terras fronteiriças, que consolidou a sua identidade criativa com o livro nunca acabado «les pronominaux».

Quem sabe se por casualidade ou por querer molhar os pés no Atlântico, chegou aos Açores em 2015 graças ao Programa Eurodisseia, para estagiar no Jornal Fazendo.

Esta exposição reúne algumas das ilustrações realizadas nessa altura, assim como a série “O guru do tempo” - 12 ilustrações que já foram apresentadas na Galeria Re.Act da Ilha Terceira.

Acabado o estágio, Gabriela Silva, escritora da Ilha das Flores, convidou Raquel para ilustrar dois livros: “Natal em Mindfulness” e a “Magia dos Encontros”, ambos publicados pela editorial “Mahatma”. Paralelamente à sua vida académica, e à distância, Raquel Vila Arisa é membro de “Morir de Frío”, um coletivo de cinco membros que se dedica a escrever sobre arte e cultura contemporâneas, ao mesmo tempo que participa em vários projetos culturais como gestor e curador de exposições e de artistas.


Sem comentários: