07/06/17

Cartoon | "Humor de Almanaque" de Luís Cardo­so | 10 de Junho | 15h00 | Auditório do Meseu de Angra do Heroísmo | Angra do Heroísmo



O Museu de Angra do Heroismo promove a 10 de junho, pelas 15h00, uma apresentação comentada de cartoons de Luís Cardo­so. O humor contundente deste cartonista continental, cuja obra evidencia uma visão humorística e crítica da vivência açoriana, também presente nas muitas anedotas do ”Al­manaque do Camponez”, justifica a realização desta mos­tra, no âmbito do programa de dinamização da exposição que assinala os 100 anos desta publicação angrense.

Apesar da sátira Luís Cardoso não se restringir à realida­de insular, a açorianiadade está bem presente na sua obra, bastando para tal atender ao título do livro que publicou em 2013,”Açorianite Aguda (e outra maleitas)”, e aos no­mes das suas duas exposições em S. Miguel (2011/2012) e mais recentemente na Terceira (2015): “A Preto e Bran­co”, “Muuugidos” e “Gaitadaria”.

Na sua coluna semanal no “Correio dos Açores”, a in­teração entre “Morgana”, uma vaca açoriana, e “Toni”, um galo (de Barcelos), que encarna um continental que se es­força por agradar aos locais ainda que não os entenda, permitem uma caracterização contundente e satírica, mas sempre bem bem-humorada e frequentemente eternecida de uma sociedade à qual se reconhecem “Maleitas”, mas também um inegável encanto.

Recentemente, Luís Cardoso tem ainda colaborado com o site de notícias www.9idazoresnews.com, com car­toons e ilustrações que enquadram os textos da secção de opinião.

Sem comentários: