Porque é que organizámos o LABJOVEM ....
Não custa recordar:
Terça-Feira, dia 29 de Maio de 2007
É a criatividade humana que tece o mundo
A criatividade contém potencialidades que a criação se encarrega de materializar.
O Concurso LABJOVEM pretende estabelecer-se como uma plataforma para novos criadores nos Açores, alicerçada em dois vectores: a difusão e a produção, esta última vocacionada para a contemporaneidade.
A ideia subjacente a este projecto é a exploração de novas territorialidades artísticas, na assumpção de plena liberdade no processo criativo, para que as novas gerações de artistas possam também apropriar-se do mundo e das ilhas que os viu respirar e crescer.
Esperamos que este seja apenas o início de um movimento, de um novo sopro, que gere futuramente e num acto contínuo ramificações diversificadas, não num acto de justaposição sobre o legado cultural que herdámos, mas de novos testemunhos, de novas representações do eu e do colectivo, para que os de hoje possam também reconhecer-se e deixar as suas marcas, impressões e um legado cultural para as futuras gerações.
Acreditamos que a criação artística, pela expressão e exteriorização do indivíduo, constitui uma vital alavanca de mudança, que pode enriquecer o ser humano de tal forma que não pode ser quantitativamente mensurável. O que se pretende é que o nosso tempo e o nosso espaço reflictam esta diversidade cultural e pluralidade de expressões artísticas que enformam a nossa identidade cultural, para que a sociedade se renove e se assegure a vitalidade artística.
São urgentes novas dinâmicas. É urgente a criação. É urgente.
(Associação Cultural Burra de Milho)
1 comentário:
Que seja um movimento também libertador, que nos permita sair do nosso contexto geográfico e olhar a linha do mar, longe, e não a linha de perimetro de cada ilha. A arte também serve para tornar o mundo um sitio melhor, porque o torna, sempre, mais bonito!
Enviar um comentário