11/10/17

Literatura | "Serão de Contos Antigos" | 14 de Outubro | 21h00 | Centro Comunitário Do Posto Santo | Angra do Heroísmo



“Serão de Contos Antigos”,
por Ricardo Ávila

A Direção regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo no dia 14 de outubro, às 21h, um Serão de Contos Antigos no Centro Comunitário do Posto Santo, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que aos mais velhos compete perpetuar a tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular açoriana, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Trata-se, portanto, de um evento para pontuar o trabalho de continuidade em curso com os idosos daquela valência (Projeto Brincar aos Contistas), com a finalidade de inventariar património oral e vislumbrar novas maneiras de fazer circular a narrativa popular.
Por outro lado, dá-se evidência ao projeto de empréstimo de livros patente na freguesia do Posto Santo, “Biblioteca nas Freguesias”, de 3 a 30 de outubro.
 

Ricardo Ávila, 39 anos, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator. Licenciou-se em Educação de Infância na Universidade dos Açores, em 2006, e concluiu mestrado em teatro, no ramo de ator-marionetista de Évora em 2012. Tem-se dedicado à narração de contos de tradição portuguesa e participando em várias formações nesta área, nomeadamente as “Palavras Andarilhas”, pela Biblioteca José Saramago.

Presentemente ao serviço da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, é responsável por diversas atividades de promoção da leitura e de mediação leitora, numa perspetiva de trabalho de continuidade em articulação com a escola e a comunidade.

Sem comentários: