28/06/17

Ilustração | Oficina de Construção de Minilivros ilustrados | 17 a 20 de Julho | 10h00 às 12h30 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



XX SMALL

Oficina de Construção de Minilivros



Data: de 17 a 20 de julho

Hora: das 10:00 às 12:30

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: entre os 10 e os 16 anos

Sujeito a inscrição


A Biblioteca Pública e Arquivo regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Oficina de Ilustração de Minilivros. Pretende-se assim dar expressão a um conjunto de narrativas populares recolhidas em instituições de terceira idade no âmbito do Projeto “Brincar aos Contistas”, dinamizado por esta Biblioteca. Assim, os formandos contactarão, num primeiro momento, com as histórias partilhadas pelos idosos para depois, com recurso a material variado, construírem pequeninos livros ilustrados. Quer-se desta maneira colocar em movimento, mais uma vez, a tradição dos contos populares que, pelas idiossincrasias das versões recolhidas, ousamos designar por contos populares açorianos.

Destina-se a um público entre os 10 e os 16 anos, estando disponíveis 7 vagas. Os interessados deverão contatar o Dr. Ricardo Ávila pelo telefone 295 401 000 ou pelo endereço ricardo.ne.avila@azores.gov.pt para o qual deverão remeter a ficha de inscrição.


Ricardo Ávila, 38 anos, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator. Licenciou-se em Educação de Infância na Universidade dos Açores, em 2006, e concluiu mestrado em teatro, no ramo de ator-marionetista de Évora em 2012. Tem-se dedicado mormente à narração de contos de tradição portuguesa e participando em várias formações nesta área, nomeadamente as “Palavras Andarilhas”, da Biblioteca José Saramago, e na Conferência Internacional “Aprender com as histórias na sala de aula”, que decorreu também em beja, em 2015.

Presentemente ao serviço da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, é responsável por diversas atividades de promoção da leitura, para o público visitante, e de mediação leitora, numa perspetiva de trabalho de continuidade em articulação com a escola e a comunidade.

Catarina Dantas tem como base de formação uma licenciatura em Belas Artes e uma pós-graduação em Educação Social e Intervenção Comunitária. Participante em residências e exposições artísticas é motivada por projetos em que a arte atue na e com a comunidade, provocando assim movimento de mudança, aprendizagem e transformação quer individual quer social.

Sem comentários: