18/01/17

Teatro | “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: uma dúbia estória do Revenge” | Campanha de teatro Cães Do Mar | 20 e 21 de Janeiro | Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima | Angra do Heroísmo



O Museu de Angra do Heroísmo apresenta a 20 e 21 de janeiro, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, a peça “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: uma dúbia estória do Revenge”, um original da companhia de teatro Cães do Mar, composta por Ricardo Ávila, Ana Brum, Peter Cann e Helder Xavier. No seu programa de trabalho, os Cães do Mar pretendem celebrar a cultura dos Açores e as formas particulares de desempenho inerentes às tradições das ilhas, misturando-as com técnicas contemporâneas e subvertendo barreiras teatrais e linguísticas.

Inspirado no naufrágio daquela célebre embarcação corsária inglesa, na costa da Terceira, nos finais do século XVI, este espetáculo ficcional dá voz a uma série de histórias de aventuras e desventuras, próximas da tradição oral, mantendo, no entanto, relações com a realidade. Trata-se de uma comédia irreverente em que o teatro se espraia na mímica e trabalho de clown e para a qual foram concebidos textos, apimentados, ou não fosse uma das personagens um suposto descendente de um tripulante do Revenge. É também uma história de amor, o amor entre Balbina e o marinheiro irlandês, o amor do povo pelas suas ilhas e o amor por contar histórias. Por detrás do riso, contudo, vislumbra-se o pathos e, por detrás da ficção, está a ideia dos Açores como um lugar na encruzilhada dos ventos e da História

A encenação e design de cena são de Ana Brum, sendo Peter Cann, dramaturgo e libretista inglês, o responsável pela luta coreografada. Ricardo Ávila e Helder Xavier interpretam as duas personagens em cena.

A estreia desta primeira produção dos Cães do Mar decorre na sexta-feira, 20, pelas 21h00, e a segunda sessão no sábado, 21, pelas 15h00. A entrada é gratuita e não carece de prévia aquisição de bilhete, sendo, porém, condicionada ao número de lugares sentados disponíveis.

Sem comentários: