20/03/15

Cinema | Festival Cine’Eco de Seia | Extensão Terceira | 12 de Março a 14 de Maio de 2015 | Angra do Heroísmo




Entre 12 de março e 14 de maio será apresentada na Terceira uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, numa organização conjunta do Cine-Clube da Ilha Terceira (CCIT) com o Observatório do Ambiente dos Açores (OAA) e a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro, da Oficina D’Angra e da Associação Cultural Burra de Milho.



Ao todo serão visionados 23 filmes, ao longo de 10 sessões, no auditório do Alpendre – Grupo de Teatro, no Observatório do Ambiente dos Açores e na Oficina D’Angra, com entrada gratuita e início pelas 21:30 horas, conforme o programa em anexo.



O Cine’Eco é o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental no seu sentido mais abrangente, ocupando um importante espaço entre os festivais internacionais do género. Tem lugar em Seia, anualmente, no mês de outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.



O Festival, que completou duas décadas de existência, procura promover novas ideias e ações através do audiovisual, para fazer o público refletir sobre as questões ambientais.



Este é o terceiro ano consecutivo em se realiza nos Açores (ilhas Terceira, Faial e São Miguel) uma extensão do Festival Cine’Eco|Seia, que resulta de uma parceria alargada entre a organização deste Festival, o Cine-Clube da Ilha Terceira (CCIT), o Observatório do Mar dos Açores (OMA), o Observatório do Ambiente dos Açores (OAA), o ExpoLab e o 9500 – Cineclube.



Na primeira sessão, no próximo dia 12 de Março, que contará com a presença do diretor deste Festival, Mário Branquinho, para além da curta-metragem Dança das Luzes, de Fillipo Rivetti, e do filme/documentário A Última Chamada. O Que Ainda Não Foi Contado Sobre a Crise Global, de Enriço Cerasuolo, será apresentado ainda o documentário promocional sobre os 20 Anos do Cine’Eco | Seia.



Para além das sessões programadas, ao longo do período de tempo em que decorre a extensão, serão realizadas projeções de alguns dos filmes em ações a desenvolver junto dos estabelecimentos de ensino da ilha.





Sem comentários: