01/11/13

MiratecArts Apresenta DiscoverAzores em Lisboa

Sexta, 1 Novembro 2013 pelas 20h30
BUS Paragem Cultural, Rua Maria 73 (Metro Anjos)


O Diretor-Artistico Terry Costa estará presente no BUS Paragem Cultural para apresentar o programa DiscoverAzores com momentos especiais que inclui conversando sobre os Açores através de arte, 25 anos com Lena Gal, as gaiolas de Cátia Guimarães, novas composições do músico João da Ilha, assim como a apresentação do último projeto sobre as ilhas dos Açores da artista Fátima Madruga.

"Ilhas Reconhecidas" é uma série de 9 gravuras dedicada aos Açores, a partir de matrizes gravadas com a técnica do «scrimshaw». "É uma singela homenagem às ilhas que me criaram. Porque, no meu entender, não é preciso valorizar os valores autênticos, mas sim reconhecê-los," diz Fátima Madruga.

Não perca esta noite cultural com arte e artistas açorianos na capital de Portugal. www.mirateca.com www.discoverazores.eu 

Fátima Madruga iniciou a sua caminhada quando jovem com gravação em marfim que pode ser encontrada em várias partes do mundo em especial no Museu de Scrimshaw do Peter Café Sport. Autodidacta com curso de 3 anos à distância em Desenho e Pintura de J. M. Parramón. A pintura ocupa a maior parte da sua vida artística expondo desde 1982 desde todas as ilhas dos Açores até a Estoril, Algarve e Galiza.

Dono de uma voz cálida e intimista, João da Ilha é um cantautor açoriano nascido na Ilha Terceira e estabelecido em Setúbal. O disco "Amanhecer" (Ed. Autor, 2011) surgiu na sequência do ep "Pulsação" (Ed. Autor, 2009) como progressão natural de uma ideia que se afirma num estilo próprio, firmando a língua portuguesa e integrando diversas influências que culminam numa sonoridade acústica, calma e sobretudo viajante. É música do Atlântico!

Lena Gal expõe há 25 anos individualmente e em colectivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Finlândia, México, Argentina, Emiratos Árabes Unidos e nos EUA. Sua obra está representada na Casa Lena Gal, espaço museológico na Ribeira Grande, Açores, titulada pela Câmara Municipal, assim como em Centros Culturais, Museus, Instituições estatais e colecções particulares em Portugal, EUA, Áustria, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Dinamarca, México e Brasil.

Cátia Guimarães é licenciada em Pintura-Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tem formação como Arte-Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. Tem realizado diversas exposições, individuais e coletivas. Em 2008 foi distinguida com o 1º prémio de Artes-Plásticas no concurso LabJovem, tenho ganho uma bolsa e frequentado a residência de Verão "Painting and Mixed Media" na School of Visual Arts em Nova Iorque. No ano de 2012 foi-lhe atribuída a bolsa Restart como 2º prémio do mesmo concurso.

Sem comentários: