01/11/13

Arte Residente no MAH

Três trabalhos dos artistas plásticos Paulo Ávila Sousa, Paulo Arraiano e Luís Brum passaram a integrar as instalações do Museu de Angra do Heroísmo, uma vez terminada a exposição “Art Re.visited”, que reuniu obras de um conjunto de criadores afetos à residência artística Re.Function
 
Uma árvore reinventada por Paulo Ávila Sousa e Paulo Raiano, a partir de raízes de pitósporo, está instalada desde 22 de junho, data da exposição que esteve na sua origem, no claustro do edifício de São Francisco. Tal espaço passará a ostentar também, numa das paredes laterais da Sala do Capítulo, um mural de Paulo Ávila Sousa. Esta peça, intítulada “Clone them all”, incorpora materiais reutilizados, de forma a retratar de forma crítica a realidade urbana que desumaniza, clona e estiola. Na sequência de uma instalação feita aquando da festa de encerramento da mesma exposição, “Art Re.visited”, uma das casas que integra o complexo de São Francisco exibe um mural intitulado “Zoológica” que tem como personagem central um coelho embriagado e choroso, cujas lágrimas colonizam as paredes adjacentes com sonhos esfumaçados de felicidade perdida, ante a cumplicidade entediada e constrangida do restante animalário frequentador do bar ali metaforizado.

Paulo Ávila e Sousa é o mentor da residência Re.function – the eco sustainable art residence que tem por missão apoiar as artes e a inovação transdisciplinar, acrescentando valor  e sustentabilidade aos projetos associados. Paulo Arraiano integrou o projeto Paris Tour 13, a maior exposição de street art alguma vez realizada, inaugurada no dia 1 de outubro no centro de Paris, com a partici- pação de mais de 100 artistas internacionais. Luís Brum expõe também este mês na sede da Orquestra Clássica do Centro de Coimbra a mostra ”A propósito de e Natália… ente Linhas e Letras”, anteriormente apresentada no Instituto Açoriano de Cultura.

Sem comentários: