04/11/11

Inauguração Conjunta das Exposições "Santos e Devotos" e "D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais"

No próximo Sábado, dia 5 de Novembro, pelas 17 horas, o Museu de Angra do Heroísmo inaugura as exposições Santos e Devotos e D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais.                                                                                        
A primeira, patente na Sala do Capítulo e na igreja de N.ª Sr.ª da Guia, até 8 de Abril de 2012, expõe peças de estatuária e pintura de notável valor artístico, bem como outros objectos religiosos ligados à prática do sagrado, como sejam presépios, registos, pagelas e ex-votos.

Levada a cabo com a colaboração de várias paróquias da Diocese de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, esta exposição procura trazer ao presente, conhecer e aprofundar uma das nossas maiores matrizes culturais, que são as manifestações religiosas cristãs, e sujeitá-las ao crivo das preocupações e angústias nossas contemporâneas. Esta inauguração conta com a participação do coro do Seminário de Angra do Heroísmo.

Por seu turno, na Sala de Oportunidades e até 18 de Abril de 2012, será relembrado D. José Vieira Alvernaz, uma das figuras mais marcantes da presença portuguesa na Índia, durante o século XX, que teve uma importante intervenção moderadora no processo de anexação dos territórios de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, em Dezembro de 1961.Esta mostra inclui vestes sacerdotais, fotografias, objectos pessoais e recordações dos tempos em que este prelado, natural do Pico, desempenhou os cargos de Bispo de Cochim, Arcebispo Titular de Cranganor, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Goa e Damão, Patriarca das Índias Orientais e Primaz do Oriente.

Durante o período de vigência das exposições serão realizadas visitas orientadas para grupos, escolares e outros, pelo Serviço Educativo do MAH, mediante o agendamento prévio, através do telefone 295 240 800 ou pelo mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt.

Sem comentários: