04/11/11

Exposição "Computadores e Memória" - Museu de Angra do Heroísmo


 













O Museu de Angra do Heroísmo expõe na Sala de Destaques, desde 26 de Outubro, uma mostra de equipamentos informáticos intitulada Computadores e Memória, que pretende ilustrar a notável evolução sofrida pelos equipamentos informáticos, nos fins do século XX e primórdios do século XXI.

Longe vai a época em que o homem tinha de confiar na sua memória ou em auxiliares, cuja operacionalidade dependia da sua acção directa, para realizar cálculos e ordenar ideias em suportes que se acumulavam no espaço e sucumbiam ao tempo.
Actualmente, os computadores, ainda que seguindo a programação definida por humanos, alargaram infinitamente a sua capacidade de retenção de dados e agilizaram incrivelmente a realização de cálculos, ao mesmo tempo que se aligeiraram em termos de  peso e embelezaram em forma.
                                                                                   
Cartões perfurados, discos rígidos, placas de memória, disquetes e vários modelos de computadores, de que se destaca um LOGICAL Tina, de 1978, de concepção alemã e fabrico americano, um portátil HP Vectra de 1987 e três modelos APPLE Mac, sendo o mais antigo de 1986, são algumas das peças que integram esta exposição e que documentam etapas importantes da história recente da tecnologia informática.
 

Sem comentários: