13/01/11

O Hang Mágico - Concerto no Algar do Carvão

O Instituto Açoriano de Cultura e a Associação Espeleológica Os Montanheiros promovem no próximo sábado, dia 15 de Janeiro pelas 17h00, no Algar do Carvão um concerto intitulado O Hang Mágico, que terá como interprete Eugen Dieter que nos apresenta este novo instrumento de percussão, baptizado de Hang Drum.

Este instrumento, cujo nome vem do dialeto suíço-alemão para a palavra «mão», foi desenvolvido em 2001 em Berna (Suíça) por Félix Rohner e Sabina Schärer, da PANArt, e é o resultado de vários anos de investigação num prato de bateria de ferro e muitos outros instrumentos de percussão ressonantes, oriundos de vários pontos do globo. Hang é uma referência à mão humana, como "Bateria de mão".

Continuando numa procura de novos públicos e numa valorização de um monumento natural de elevada qualidade como espaço alternativo para produções culturais, o IAC promove mais este evento musical continuando a proporcionar ao público Terceirense um concerto inovador num lugar de excepção.

Eugen Dieter, austríaco com 51 anos, descobre a magia do Hang e deixa para trás uma carreira como relojoeiro para se entregar à descoberta deste novíssimo instrumento.

Em complemento a este concerto, será ainda realizado no dia 14 de Janeiro, no serviço de Pediatria do Hospital de Angra do Heroísmo pelas 11h00, um concerto para crianças internadas neste serviço.

Sem comentários: