08/04/08



The Naked City / A Cidade Nua, Pedro Barateiro
na 5th berlin biennial for contemporary art, a partir de 5 de Abril


Pedro Barateiro é o artista português convidado para esta edição da bienal berlim. The Naked City / A Cidade Nua é co-produzido pela 5th berlin biennal e pela DGArtes / MC

The Naked City / A Cidade Nua é um projecto que consistirá numa instalação de exterior (outdoor installation) composta por duas estruturas em metal e madeira e a edição de uma publicação. A obra é pensada a partir da apropriação de um equipamentos urbano transformado em elemento arquitectónico/escultórico. A ideia foi transformar um equipamento urbano, com uma utilidade específica - uma paragem de autocarro - tornando-o em objecto de estudo. Os dispositivos criados pelo artista são uma forma de activar o espaço de uma cidade em transformação. A obra consistirá na instalação dos dois elementos em locais usados para apresentar alguns dos projectos da 5ª bienal de berlim: o passeio da Neue Nationalgalerie e o limite de um terreno situado também no centro da cidade, o Skulpturenpark - uma zona, tal como muitas em Berlim, que se encontra a recuperar da sua história violenta e onde passava o 'muro'.

As peças foram pensadas a partir de duas fotografias, de paragens de autocarro, construções originalmente feitas em betão e edificadas durante o regime comunista na União Soviética.


Imagens da montagem da instalação: [
Montagem 1]* [Montagem 2]* [Montagem 3] [Montagem 4] [Montagem 5]

* Crédito: Alexandra Ferreira


Pedro Barateiro Pedro Barateiro nasceu em Almada, 1979. Vive e trabalha em Lisboa. Finalizou o mestrado na Malmö Art Academy (Malmö, Suécia) com uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian (2005-06); frequentou o Curso Avançado da Maumaus - Escola de Artes Visuais, Lisboa (2002-04) e ESAD, Caldas da Rainha onde finalizou a licenciatura. Residências artísticas no ISCP-International Studio and Curatorial Program em Nova Iorque (2007-08), o Sítio das Artes, parte da Plataforma 2 do Forúm Cultural O Estado do Mundo, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian (2007), Spike Island, Bristol, Inglaterra (bolsa da delegação inglesa da Fundação Gulbenkian (2005) e na Galeria Zé dos Bois (2002-04). Das suas exposições individuais destacam-se Composição, Galeria Pedro Cera, Lisboa (2007) e, mais recentemente, em Março de 2007, Travelogue, na Galleri Peep - Malmö Art Academy, Malmö, Suécia (2006); What Are We doing Here? na Spike Island Artspace em Bristol, em Inglaterra (2005) e This is the place to be standing/Este é o lugar para se estar de pé, Salão Olímpico, Porto (Janeiro 2005). Das exposições colectivas em que participou destacam-se Por Entre as Linhas, Museu das Comunicações, Lisboa (2007), Projecto Morro, Projecto 270, Costa da Caparica (2007), Busan Biennale 2006, Busan Museum of Modern Art, Busan, Coreia (2006); Arquivar Tormentas, CGAC, Santiago de Compostela (2006), O Um e os Outros, Casa das Artes de Tavira (2004); Pedro Barateiro e Sílvia Moreira, Bartolomeu5, Lisboa (2004); Prémio EDP Novos Artistas, Museu de Serralves, Porto (2003); Video Exchange/ Permuta de Vídeo, Rosenberg Gallery & The Commons, New York University, Nova Iorque (2002) e Galeria 30 Dias, Caldas da Rainha (2001). O seu trabalho está publicado em catálogos e representado em várias colecções, públicas e privadas. Encontra-se a desenvolver um projecto para a Bienal de Sydney de 2008.





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