19/02/08

Audições para a constituição de Companhia Teatral Europeia




As candidaturas para as audições para a escolha dos actores portugueses são aceites até dia 22 de Fevereiro. As audições serão realizadas nos dias 1 e 2 de Março, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa

O «Teatro Festival Itália» (Nápoles, de 6 a 29 de Junho de 2008) promove, na sua primeira edição, a constituição de uma companhia teatral europeia, que será composta por actores profissionais oriundos de países da União Europeia. Em 2008, a Companhia será organizada e dirigida por Annalisa Bianco e Virginio Liberti, que escolheram concentrar o seu trabalho no estudo e encenação de "As Troianas", de Eurípedes. A iniciativa tem as suas premissas nos projectos École des Maîtres e Thierry Salmon, cursos avançados de formação teatral dirigidos por Franco Quadri, e promovidos por instituições teatrais da Bélgica, França, Itália, Portugal e Espanha que, desde 1990, relacionam jovens actores profissionais, formados nas Escolas de Teatro europeias, e encenadores de renome.

A rede de teatros e instituições nacionais e europeias que promoveram estes projectos de formação, aderiu ao projecto de companhia teatral europeia lançado pelo «Teatro Festival Itália», colocando à disposição a sua experiência e a sua vocação europeia. Para a constituição da companhia teatral europeia, os dois directores seleccionarão, de acordo com as modalidades ajustadas com os representantes dos diferentes países, doze actores - seis homens e seis mulheres - que irão trabalhar na encenação do texto escolhido. O espectáculo, produzido pelo Teatro Festival Itália em colaboração com o CSS Teatro stabile di innovazione del FVG, após um período de ensaios que começa a 17 de Abril, no Teatro San Giorgio de Udine, inaugurará o Festival em Nápoles, no dia 6 de Junho de 2008 e aí será apresentado doze vezes, antes de ser proposto para apresentação noutros teatros italianos e estrangeiros no decurso da época seguinte.

As audições para a escolha dos actores portugueses decorrerão nos dias 1 e 2 de Março de 2008, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Condições requeridas para participar nas audições:
- Ter entre 26 e 34 anos;
- Ser titular de um diploma de uma escola de arte dramática e de interpretação de importância nacional;
- Exercer uma actividade cénica profissional para além do trabalho efectuado nos cursos frequentados;
- Ter um bom conhecimento das línguas francesa e inglesa, e eventualmente outras línguas estrangeiras. Cada candidato deverá apresentar um dossier incluindo:
- Dados pessoais e fotocópia de um documento de identidade;
- CV profissional detalhado, assinalando eventuais especializações e acompanhado de fotografia;
- Contactos (morada, n.º de telefone, e-mail).

Normas gerais O pedido de admissão às audições, acompanhado dos documentos referidos, deverá ser enviado em original por correio prioritário e por correio electrónico até 22 de Fevereiro de 2008 para os seguintes endereços:
Correio:
Direcção-Geral das Artes Área de Teatro Av. da Liberdade, n.º 144 - 4º andar
1250-146 Lisboa
E-mail: nmoura@dgartes.pt

Audições Uma pré-selecção será efectuada pela documentação apresentada; os candidatos seleccionados serão contactados por telefone e por e-mail e convocados para as audições. Será pedido aos seleccionados que decorem para a audição o monólogo de "As Troianas" de Eurípedes (disponível em baixo para download) e um monólogo ou diálogo à sua escolha. As despesas do candidato para a audição serão da sua responsabilidade.

Documentos Úteis - Texto para Audição, "As Troianas" de Eurípedes [download] - Notas para um espectáculo [download] - Historial da Companhia Egumteatro [download]

Informações
Nuno Moura
Direcção-Geral das Artes
Área de TeatroT 211 507 010 E nmoura@dgartes.pt

Sem comentários: