O projecto da Oficina de Audiovisuais e Multimédia, enquadrada no Programa de Incentivo à Criação Jovem, da Direcção Regional da Juventude, foi publicamente apresentado hoje nas instalações da Escola Básica Integrada “Canto da Maia”, em Ponta Delgada.
Na sessão, a que presidiu, o director regional da Juventude, Bruno Pacheco, sublinhou que o novo projecto tem em vista a criação de melhores oportunidades para os jovens açorianos, adiantando que o novo serviço resulta da transição do sector de produção audiovisual da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, tendo sido reestruturado para fazer face a novos objectivos e públicos-alvo.
Frisou, também, que a oficina irá disponibilizar serviços audiovisuais para apoiar projectos de escolas, associações ou mesmo de quaisquer outras entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, e cujos destinatários sejam os jovens.
A Oficina de Audiovisuais e Multimédia, com três postos de trabalho para a produção e edição de vídeo e documentos multimédia em CD-ROM e DVD, dispõe de equipamento profissional de captação de imagem e som, bem como de um banco de imagens em suporte Betacam.
Bruno Pacheco disse, igualmente, que este novo serviço da Direcção Regional da Juventude visa estimular os jovens que, não tendo acesso a outros mecanismos de apoio à produção audiovisual, pretendam desenvolver experiências e projectos nas áreas do documentários e da vídeo-arte.
Baseando a sua intervenção numa política de apoios que não passa pela atribuição de subsídios, mas apenas pela disponibilização gratuita de meios técnicos, entre os quais se incluem a filmagem, montagem, pós-produção e acompanhamento técnico, a Direcção Regional da Juventude procura, desta forma, criar espaços de criatividade e experimentação, abrangendo as camadas mais jovens da população açoriana.
Nesse sentido, adiantou Bruno Pacheco, os jovens que residam, estudem ou trabalhem nos Açores e que queiram apresentar um projecto para a realização de um vídeo no âmbito daquele plano de apoios, deverão enviar a sua candidatura à Oficina de Audiovisuais da Direcção Regional da Juventude, sendo para tal obrigatório entregar um “Boletim de Candidatura” devidamente preenchido.
Fonte: GaCS/CM
Sem comentários:
Enviar um comentário