
O Festival Festa Redonda, que arranca no próximo dia 25 de Outubro nas nove ilhas dos Açores e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009, tem já, nesta altura, mais de 50 por cento da sua programação definida.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.
As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante.
Depois de uma inauguração simultânea em todo o arquipélago, cada expressão artística estará em cada uma das nove ilhas - Corvo, Flores, São Jorge, Pico, Graciosa, Terceira, Faial, Santa Maria e São Miguel – Nordeste - por um período máximo de dois meses.
O programa do festival não está ainda fechado mas conta já com interessantes propostas de novos valores nacionais e estrangeiros. É o caso de Moovlab, um estúdio multidisciplinar de arte e projecto, que apresentará duas instalações-performances. A primeira, “Pixel Urbano”, explora a condição complexa das cidades de hoje e faz de centenas guarda-chuvas pixéis.
À semelhança do monitor, nas cidades um “pixel” é apenas um elemento avulso, sendo a visão de conjunto que lhe dá significado. Em Pixel Urbano, os performers irão interagir com o público e com os elementos da instalação.“Seta Amarela” vai espalhar pelas paisagens onde será apresentada setas que se multiplicarão pelos lugares de forma imprevisível, surpreendendo quem passa e dando o mote a diversas narrativas.Na Dança, destaque para o espectáculo “Subterrâneos do Corpo”, interpretado por Francesca Bertozzi e Inês Oliveira Santos e coreografado por Ana Martins, um trabalho sobre o corpo humano e as suas movimentações, sem o constrangimento do género ou de uma história.Ainda na Dança, “True or Fairytale”, criado e interpretado por Elena Castilla e Ulla Janatuinen, mostra até onde nos pode levar a procura obsessiva pela perfeição e lança um olhar sobre quem vive buscando o inatingível.Na Fotografia, temos, por exemplo, uma abordagem fotográfica por Magda Fernandes à obra de Cardoso Pires “Lisboa: Livro de Bordo - vozes, olhares memorações”. Entre as várias propostas que seleccionamos já para esta área, destaque também para a mostra “Costa Mágica”, de Joel Santos, que reúne registos únicos da costa portuguesa, em particular da zona de Sintra-Cascais e da Costa Vicentina. A exposição inclui a fotografia vencedora do Prémio de Fotojornalismo Visão/BES 2005 na categoria de Natureza.Mr. Dheo, artista compulsivo e autodidacta, assina para já a única proposta na Pintura. Este writter irá pintar graffitis in loco de forma a desvendar os segredos de uma arte que ainda é vista como marginal em Portugal mas que em alguns países da Europa já é leiloada por vários milhares de euros. No Teatro, a peça Uma Coisa é Certa, de Patrícia Carreira, fala sobre os problemas associados ao protocolo de uma relação. O espectáculo da Projectos de Intervenção Artística “Comedor de Pecados” resgata o mito de sacerdotes que absolviam os defuntos dos seus pecados de forma a que pudessem partir em paz para o outro mundo.
Entre os patrocinadores do festival, contam-se diversas instituições e empresas como a Bensaúde Turismo - Hotéis, a Fundação Calouste Gulbenkian e várias juntas de freguesia e câmaras municipais da região.O Festival Festa Redonda tem a chancela do projecto AIDA, que desenvolve actividades artísticas e culturais em diversas regiões ultraperiféricas de Portugal e da Europa. Para além dos Açores, o AIDA tem realizado projectos na Madeira e no Porto Santo, nas Canárias, em Cabo Verde, nas Baleares, no País Basco e na Irlanda.
O objectivo das suas acções é ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.
Se estás interessado em participar, podes enviar os teus projectos até dia 30 de Junho para: projectos.festaredonda@gmail.com
Para mais informações consulta o blog http://festaredonda.blogspot.com/
1 comentário:
parece-me muito bem esse tipo de iniciativas
parabens. arte pos Açores!!
um abraço
é pena é que isso é longe, senao ia-mos ai participar com uma mostra de artes plásticas...
http://activar-te.blogspot.com
http://warnungproject.blogspot.com
Enviar um comentário