08/09/17

Conferência | “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes | 13 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro




Conferência: “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes


Data: 13 de setembro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Investigadores, historiadores, alunos de mestrados em ciências sociais e público em geral.


A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma conferência intitulada “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à base das Lajes (1946 a 1974)”, proferida por Tânia Mendes.

O Arquivo Regional, devido à sua missão de preservar e divulgar a memória histórica da região, deve promover eventos, de forma a difundir a informação que possui. Esta conferência, terá por base, dados que foram aqui investigados no fundo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Civil, no âmbito da tese de mestrado da autora/oradora.

A temática da Adoção de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos, foi uma realidade da nossa sociedade e vivências, mas que ainda hoje é um assunto considerado Tabu. Segundo a nossa oradora, “ninguém sabe nada sobre o assunto, até que alguém fale dele e aí sim, …”. Esta conferência, terá como objetivo, levantar a ponta do véu sobre estes acontecimentos e dar voz a alguns dos seus intervenientes.


Tânia Santos Mendes, nascida em 1979, na ilha Terceira, licenciou-se em 2002 em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores. Em 2017 prestou provas de mestrado em Ciências Sociais com a apresentação da tese: “Da assistência à adoção: A sociedade perante a infância abandonada (século XIX a XX)”. Em 2001 apresentou a comunicação “Envolvimento parental no Jardim de Infância: Que Representações”, no VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho.

Sem comentários: