O documentário Metamorfose (Metamorphosen) e a curta-metragen Tradicional Mobília Irlandesa (Irish Folk Furniture) são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira e o Observatório do Ambiente dos Açores, numa parceria proporcionada pelo Observatório do Mar dos Açores e pelo Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro e da Associação Cultural Burra de Milho, apresentam na 9ª e penúltima sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2013, a decorrer HOJE, pelas 21h30, na sede do Observatório do Ambiente dos Açores / Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (antiga Casa do Peixe).
Após o filme será servido um "Chá com Ciência".
Metamorfose (Alemanha, 2012, 84’), do realizador Sebastian Mez, foi filmado no meio do nada no sul dos Urais na Rússia e conta-nos a história de uma população que vive num dos locais mais radioativos da planeta. Esta região, desconhecida do grande público, foi repetidamente vítima de diversos acidentes nucleares oriundos das instalações nucleares Mayak, a principal produtora de material para as armas nucleares da União Soviética, ainda em funcionamento. Com este filme, que além do mais é um notável ensaio de fotografia, o realizador pretende alertar para um perigo que não é percetível, nem visual e capturar a ameaça permanente com que vivem as pessoas da região.
Em Tradicional Mobília Irlandesa (Irlanda, 2013, 8’19’’), filme galardoado com o Prémio Curta-Metragem | Competição Internacional | Cine’Eco 2013, na Irlanda rural, móveis velhos pintados à mão são frequentemente associados a tempos difíceis, tempos de pobreza, tempos que muitos prefeririam esquecer. Na realização deste filme, 16 peças de mobiliário popular, abandonado, foram restauradas e reutilizadas no uso diário.
Sem comentários:
Enviar um comentário