15/04/14

Limpeza Atlântica | Atlantic Clean Up :: No More Plastic Bags for the Azores

Limpeza da Orla Marítima da Ilha do Faial
Domingo, 4 de Maio de  2014
O “No More Plastic Bags for the Azores” (NMPBA) é uma iniciativa que partiu de um grupo de pessoas motivadas pelas preocupações ambientais e que procura soluções alternativas e sustentáveis em relação ao problemático e excessivo uso dos plásticos e, consequentemente, à sua presença desmesurada nas costas das nossas ilhas e no oceano Atlântico. 
O plástico, e em particular os micro-plásticos, são altamente destrutivos para os microrganismos oceânicos. Estes poluentes têm consequências drásticas na exaustão dos mananciais ou na acidificação dos oceanos. Além disso são responsáveis pela morte precoce de várias espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas que se alimentam de caravelas e águas vivas e confundem os plásticos com essas espécies. 
Pretende-se com esta iniciativa trabalhar em conjunto com as entidades locais e regionais, empresariais e governamentais, para tomar acções concretas que visam a sensibilização da população para o problema, desafiando para a adopção de medidas ecológicas: Reduzir, Reutilizar e Reciclar o plástico.
Esta campanha, que decorrerá no dia 4 de Maio de 2014 em toda a costa da ilha do Faial, é a primeira iniciativa do grupo NMPBA e pretende mobilizar o maior número de voluntários para uma limpeza em massa dos plásticos que se encontram na costa e que, naturalmente, acabam no mar.
Pede-se aos potenciais voluntários que, no acto de inscrição, indiquem os seguintes dados: 
  • Nome
  • Contacto telefónico
  • Número de pessoas que vos acompanham (afinal: "a união faz a força"!)
  • Freguesia de origem ou Zona Costeira onde preferem prestar auxílio; para isso, consulte a figura abaixo e indique o número correspondente à zona da sua preferência.




O sucesso deste evento depende de si, inscreva-se!

Inscrições: 
Email: noplasticbagsazores@gmail.com 
Telefone (OMA): 292 292 140 
 

Para mais informações: http://limpezaatlantica.blogspot.pt/ 
Facebook NMPBA: No more plastic bags for the Azores



fonte: Observatório do Mar dos Açores

Sem comentários: