17/04/14

6ª Sessão Cine'Eco :: Sede do Observatório do Ambiente dos Açores




A não perder, hoje,
pelas 21h30, na sede do Observatório do Ambiente dos Açores (Estrada Gaspar Corte-Real, Angra do Heroísmo [antiga Casa do Peixe]), a 6ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2013.

A entrada é livre.



Vamos Salvar os Alimentos (Valentin Thurn [Taste the Waste], Alemanha, 2013, 54’), galardoado com o Prémio Educação Ambiental no Cine’Eco | Seia 2013, é a história de pessoas que estão a tentar diferentes maneiras para lidar com a comida. Agricultores, gerentes de supermercado, cozinheiros, estudantes de design e simples donas de casa: todos eles, à sua maneira, participam na rede de produção dos alimentos, na certeza de que mais de metade da comida ainda é desperdiçada ou deitada fora. Eles lutam por uma nova forma de abordar a comida, a qual não tem sido considerada nos últimos anos.

A curta-metragem A Flor Única (Espanha, 2012, 7‘), de César Pérez Herranz, segue o botânico Steven Hemsley até à China, onde não são apenas as plantas que dão o seu lugar às imitações de fábrica.
Em Amora Preta (Gabriele Razmadze, França-Georgia 2012, 20’) dois adolescentes encontram-se na cidade mineira de Chiatura, Georgia. Passam um dia juntos e isso é o suficiente para deixar uma marca profunda nas suas respectivas vidas. Mas o destino vai, por certo, separar os dois jovens.


A última curta-metragem desta sessão, Regras dos Alimentos (Marija Jacimovic & Benoit Detalle, Sérvia, 2012, 2’13’’), utiliza um excerto da palestra homónima (Food Rules for Healthy People and Planet) do premiado autor Michael Pollan (Saber Comer, Em Defesa da Comida: Manifesto de um Consumidor, O Dilema do Omnívoro), onde que este elucida não só como tornar-nos mais conscientes com o que comemos como as nossas escolhas alimentares afectam a nossa saúde e a própria Terra. Neste documentário animado, os seus realizadores preparam-se para nos convencer sobre a importância de uma alimentação e de um planeta saudáveis.

Sem comentários: