10/04/08



Pequena Ode Artística



Há toda uma paisagem intacta.

A Primavera instalou-se. Traz consigo uma mão-cheia de nomes que florescem, estão prontos a colher, e a sociedade açoriana precisa saber quem são, porque estes são os artistas cujos projectos foram seleccionados no âmbito da 1ª edição do Concurso Labjovem – Jovens Criadores Açores (
http://www.labjovem.pt/).

Anuncia-se então uma nova geração de artistas açorianos, nas áreas de artes plásticas, fotografia, ilustração, design gráfico, performance, teatro, música, literatura e vídeo:

BRUNO MONIZ, CAROLINA GOMES R., CAROLINA RAPOSO, CÁTIA GUIMARÃES, DANIEL GONÇALVES, EMANUEL PAQUETE, FILIPE ROCHA, GUALTER DO COUTO, HELENA RAPOSO, JOANA PAULA PACHECO DIAS, JOÃO PAULO TAVARES BORGES, JUDITE MARIETA CANHA FERNANDES, LAURA BRASIL, LUÍS FILIPE BICUDO, LUÍS PEIXOTO, MARIA SIMÕES, MÁRIO RAPOSO, MIGUEL BERNARDO, PATRÍCIA PERPÉTUO, PAULO FREITAS, PEDRO FERREIRA, RAFAELA COELHO, RAQUEL OURIQUE FERNANDES, RUI PEDRO SANTOS, SORAIA BETTENCOURT, TERESA GENTIL E TIAGO GONÇALVES.

Quando a Associação Cultural Burra de Milho (BdM) erigiu este projecto, com o apoio da Direcção Regional da Juventude, o objectivo nuclear consistiu em estabelecer o Concurso Labjovem como uma plataforma para novos criadores nos Açores, alicerçada em dois vectores: a difusão e a produção culturais, esta última vocacionada para a contemporaneidade.

Os resultados deste concurso vão materializar-se através da realização da Mostra Labjovem 2008, composta por quatro componentes (exposição de artes plásticas, fotografia, ilustração e design gráfico, espectáculos de música, performance e teatro, mostra de vídeo e café literário), que se estenderá pelos três vértices do nosso sistema arquipelágico.

Estes jovens artistas têm tanto para dizer. Pedimos que os escutem, para que, tal como enfatizámos num pequeno manifesto difundido aquando do lançamento deste projecto: “(…) as novas gerações de artistas possam também apropriar-se do mundo e das ilhas que os viu respirar e crescer.”, e assim perpetuar o legado cultural das futuras gerações, porque isso só enriquece a cultura açoriana.

É por isso que temos a obrigação de enunciar o nome de todos em voz alta, para que a sociedade açoriana saiba quem eles são: não só enformam essa massa humana, como é também dela que eles se ergueram.

Enfatizámos igualmente naquele texto que “O que se pretende é que o nosso tempo e o nosso espaço reflictam esta diversidade cultural e pluralidade de expressões artísticas que enformam a nossa identidade cultural, para que a sociedade se renove e se assegure a vitalidade artística.”, e também para que se consubstancie uma verdadeira unificação cultural e identitária das ilhas que vivem separadas pelas águas. Aproveitamos para partilhar um apontamento que deixaram no nosso blogue, porque também nos revemos nele: "Que seja um movimento também libertador, que nos permita sair do nosso contexto geográfico e olhar a linha do mar, longe, e não a linha de perímetro de cada ilha. A arte também serve para tornar o mundo um sitio melhor, porque o torna, sempre, mais bonito!"

A todos estes jovens artistas, e a todos os que concorreram ao Concurso Labjovem, o nosso muito “obrigado”, não só por terem acreditado em nós, uma associação cultural que só recentemente completou um ano de existência, mas por terem tido a audácia e a ousadia de “revelarem” o seu rosto.

Estas paisagens que cada uma das ilhas comporta não são estáticas, há todo um leque de paradigmas, manifestações e de sensações que elas aspiram absorver, conter e respirar. Jovens artistas é com todo o prazer que vos denunciamos ao mundo!


Associação Cultural Burra de Milho



Sem comentários: