30/07/21

A Música e o Mundo - Encontros Sonoros Atlânticos

 

A Música e o Mundo - Encontros Sonoros
Atlânticos


21 de agosto a 18 de setembro de 2021

Lisboa, Fajã da Fragueira, Angra do Heroísmo, Ribeira Seca,
Ponta Delgada
Website
Facebook
Férias na Bretanha | espólio de Francisco de Lacerda, Museu Nacional de Angra do Heroísmo
A 21 agosto estreia o ciclo A Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos que, até 18 de setembro, apresenta seis concertos em Portugal Continental e nos Açores, com três obras em estreia absoluta.

Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Francisco de Lacerda - a Música e o Mundo, Associação Cultural, o ciclo principia em Lisboa e percorre as ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel.

O ciclo a 
Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos constitui-se como uma série de recitais em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais, intimamente relacionadas com os locais em que se apresentam.
O percurso pelo Atlântico mapeado pelo ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos tem início a 21 de agosto, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, com o grupo Drumming GP e o contratenor Rodrigo Ferreira. O programa apresenta obras de Philip Glass e duas estreias mundiais, dos compositores Vasco Mendonça e Ângela da Ponte.
A 7 de setembro, na Fajã da Fragueira, na Ilha de São Jorge, o músico João Barradas apresenta obras de Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla e Keith Jarrett.
No local em que se localizou a casa de Francisco de Lacerda vai ser ainda possível escutar a transcrição para acordeão da Canção Triste, da autoria de 
João Barradas. Esta é a primeira audição mundial desta transcrição da Canção Triste, um original de Francisco de Lacerda, nascido em São Jorge e com uma notável carreira internacional.
A 10 de setembro, o terceiro concerto do ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos acontece na Ermida de S. António da Grota, no parque Monte Brasil, na ilha Terceira, onde a pianista Joana Gama interpreta ao ar livre obras de Hans Otte Otte,
No dia seguinte, a 11 de setembro, e também na ilha Terceira, o organista 
Gustaaf van Manen apresenta obras de Francisco Lacerda e do compositor holandês Jan Pieterszoon Sweelinck, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Angra do Heroísmo.
 
A ilha de São Miguel e o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, acolhem o concerto de 15 de setembro, em que a soprano Inês Simões e o pianista Daniel Godinho percorrem obras de Richard Wagner, Francisco de Lacerda e António Chagas Rosa.
O ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos encerra-se em São Miguel, a 18 de setembro, em Ponta Delgada. Aqui, na Igreja do Colégio dos Jesuítas – Museu Carlos Machado, a soprano Sandra Medeiros e o pianista Francisco Sassetti apresentam obras de Francisco de Lacerda, Freitas Branco e Vianna da Motta.
Download aqui de dossier de imprensa e imagens dos artistas, compositores locais de apresentação
FRANCISCO DE LACERDA – A MÚSICA E O MUNDO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Fundada em 2019 na Fajã da Fragueira, na ilha de São Jorge nos Açores, estimulada pelo percurso de vida do compositor Francisco de Lacerda e a sua atividade profissional na música até aos dias de hoje.
Definiu como objetivos da sua atividade, promover a preservação do património cultural dos Açores, a sua história, a educação pela arte através da música e o meio ambiente, a investigação nos legados culturais de personalidades ligadas à música, às artes performativas, às artes plásticas e literatura, além de conceber e realizar eventos culturais e espetáculos, estimulando a criação artística entre gerações de forma a criar conteúdos editoriais discográficos, literários e formatos audiovisuais.
APOIOS
Governo de Portugal, Governo dos Açores, DGARTES, Orçamento Participativo de Portugal, C. M. Calheta, C. M. Angra do Heroísmo, C. M. Ponta Delgada, EGEAC, Museu de Angra do Heroísmo, Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Para mais informação, contactar:
Helena Marteleira
helena.marteleira@gmail.com
Telm.: 966 780 449

Sem comentários: