22/01/19

Workshops | Museus e Bibliotecas: Públicos com Necessidades Especiais | 11 a 13 Fevereiro | Teatro Micaelense | Ponta Delgada



Formação
Formador: Miguel Horta
Técnicos dos Serviços Educativos dos Museus e Bibliotecas Mediadores Culturais com atividade no Serviço Educativo

Formador: Miguel Horta
Miguel Horta(1959) é um Pintor que se dedica à partilha e comunicação com o Outro, pelo que a sua intervenção se estende à mediação cultural (museus, bibliotecas públicas e escolares, bairros problemáticos e estabelecimentos prisionais, ruas e praças). Horta é autor/ilustrador de literatura infantojuvenil (Pinok e Baleote, Dacoli e Dacolá e Rimas Salgadas, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura). Escreveu a peça Retratinho de Amílcar Cabral (Teatro Mosca) e Logo à noite no lago Van (CAM/Fundação Calouste Gulbenkian). Com Aldara Bizarro, construiu o espetáculo Baleizão, o valor da memória (em circulação). Contador de histórias, intervém em contextos muito variados, frequentemente de exclusão, narrando com regularidade nas “Palavras Andarilhas”. Apresentou, recentemente, o espetáculo de narração oral “Arribalé!” (residência artística n’O Espaço do Tempo). É formador nas áreas da mediação leitora e educação artística, com destaque para o trabalho de  mediação junto de públicos com necessidades educativas especiais e minorias étnicas. Integrou o projeto 10x10 do Programa “Descobrir” da Fundação Calouste Gulbenkian, onde exerce com regularidade a sua atividade de mediador de museu, nos diferentes núcleos museológicos. Em 2012 expôs “Troncos e marés” na Galeria Appleton Square (2012). Está representado em diversas coleções de arte contemporânea. Foi fundador, com Maria José Vitorino, da Laredo Associação Cultural, que vem desenvolvendo intenso trabalho em estabelecimentos prisionais, bibliotecas, bairros e museus.

Curso teórico/prático que pretende dar uma visão atualizada do trabalho, que vem sendo feito, de criação de acessibilidades e promoção da inclusão em estruturas culturais do nosso país (Museus e Bibliotecas). O mediador cultural/artista Miguel Horta partilhará ferramentas e metodologias, promovendo a reflexão e construção de respostas locais.

Conteúdos
Serviços educativos dos museus e inclusão; Necessidades educativas especiais e públicos-alvo

Frequência gratuita, com inscrição prévia.
Duração: 15h (10h00-13h00/14h00-16h00)
Número máximo de participantes: 25 pessoas
Data limite de inscrição: 1 de fevereiro

Sem comentários: