16/10/17

Exposição | “do esboço ao livro”, de Emanuel Félix | 20 de Outubro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo

Exposição:
“do esboço ao livro”
-Emanuel Félix-

Data: 20 de outubro
Hora: 18:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: público em geral

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), leva a cabo uma exposição intitulada “do esboço ao livro” da autoria de Emanuel Félix, que é o autor do livro “Luís da Silva Ribeiro: uma biografia desenhada” a lançar no mesmo dia, e que pretende fazer chegar aos jovens informação sobre esta destacada personalidade terceirense. Esta sessão contará ainda com uma conferência intitulada “Luís da Silva Ribeiro: o político”, proferida por José Guilherme Reis Leite. Esta sessão insere-se nas comemorações de Luís da Silva Ribeiro, patrono da Biblioteca e grande observador das questões político-culturais do seu tempo.

José Guilherme Reis Leite nasceu em Angra do Heroísmo, em 1943. Licenciado pela Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa (1968), doutorou-se em História pela Universidade doa Açores (1994). Como historiador tem-se ocupado de inúmeros aspetos da cultura açoriana, nomeadamente históricos, literários e políticos, em diversas épocas, sendo de destacar aqueles que interessam ao conhecimento do processo autonómico açoriano. Muitos dos seus trabalhos estão também publicados em atas de reuniões científicas, em obras coletivas e em outras de cuja edição se encarregou. Com uma longa carreira política, foi deputado Regional e Nacional, Secretário Regional da Educação e Cultura (1976 e 1980), membro das Assembleias Parlamentares do Concelho da Europa, entre outros.

Emanuel Félix Lopes da Silva nasceu em 1959, em Angra do heroísmo, onde vive. Fez formação em restauro de pintura de cavalete e escultura polícroma, tendo trabalhado cerca de cinco anos no então Centro de Estudo, Conservação e Restauro de Obras de Arte dos Açores.
Tem-se dedicado como trabalhador independente ao desenho e ao projeto de construção, o que o levou a iniciar o curso de Arquitetura em Lisboa, atualmente em “stand-by”
Autor de diversas intervenções urbanas, cartoons, ilustrações de livros. Tem participado em exposições coletivas e exposto individualmente. Ultimamente, muito por influência dos grupos que segue e que integra nas redes sociais, tem dado maior atenção ao seu hobby, o urbansketching.

Sem comentários: