31/07/17

Conferência | “Descrever, contar e administrar as populações açorianas...”, proferida por Paulo Teodoro de Matos | 2 de Agosto | 20h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

 
Conferência:
“Descrever, contar e administrar as populações açorianas
em finais do Antigo Regime, 1760-1820”,
proferida por Paulo Teodoro de Matos

Data: 2 de agosto
Hora: 20:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência proferida por Paulo Teodoro de Matos. No Arquivo Histórico Ultramarino e na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo subsiste cerca de meio milhar de “mapas estatísticos” da população açoriana. Este corpo documental abre importantes horizontes para a história demográfica, social e colonial. Esta conferência enfatiza as características das fontes, o processo de recolha dos dados e o seu uso no âmbito das políticas da população gizadas pelas autoridades centrais e locais.

Paulo Teodoro de Matos é licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Demografia Histórica pela Universidade do Minho. É investigador Principal da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da Demografia Histórica e História Social e da Família de Portugal e seus territórios ultramarinos nos séculos XVIII e XIX. É Coordenador executivo do Mestrado em História do Império Português (FCSH-UNL).

Sem comentários: