15/05/17

Música | Projeto +JAZZ | 6ª Edição | 25 a 27 de Maio | Teatro Angrense | Museu de Angra do Heroísmo




A 6ª edição do festival +Jazz, promovida pelo Projeto +Jazz em parceria com instituições públicas e privadas, ocorre nos próximos dias 25, 26 e 27 de Maio em Angra do Heroísmo. As atividades do festival vão passar por dois marcos do património da cidade, o Teatro Angrense e o Museu de Angra do Heroísmo. Este ano a aposta recai num cartaz que é um hino à cultura jazz produzida em países de língua portuguesa. Apresentamos nos Açores uma simbiose entre Portugal e o Brasil com uma mostra que reúne cinema, literatura, ilustração, street art e música.

Pretendemos assim continuar a inovar em todas as nossas edições, e este ano apresentamos uma fusão de Blues, Hip-hop, Bluesgrass, Jazz Jamba Core e Soul.



#25 maio
#teatro angrense 

 
21:30
Em parceria com o Cine-Clube da ilha Terceira o projecto +Jazz apresenta a estreia nacional do documentário "Samba & Jazz " de Jefferson Mello.

Sinopse: A geografia os separa: um brasileiro, o outro americano. Os instrumentos musicais também são diferentes. Mas há algo mágico e rítmico que une o samba e o jazz. E para mostrar essa semelhança, o olhar de quem entende do assunto. Mas com um diferencial: o sambista estará em Nova Orleans e o jazzista no Rio de Janeiro. Não importa a distância, os dois tem algo em comum: a paixão pela música e pelas manifestações populares que se desenvolvem nos mundos do Samba e do Jazz.

Estreia absoluta em Portugal, o documentário já foi apresentado em treze festivais internacionais.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=nSnT_kkJGrw

23:30

Debate: c/ presença de Jefferson Mello realizador do documentário

(Atividade realizada em parceria com o Cine-Clube da ilha Terceira)

24:00

Concerto: Sónia Pereira & Nivaldo Sousa ( Terceira, Açores)

Género: Bossa-nova

#26 maio
#museu de angra


21:00

Abertura das exposições

· Ilustrações de Taty Arruda ( Rio de Janeiro, Brasil)

Nascida no Rio de Janeiro em 1979. Acompanha a fotografia desde a infância. Sempre com uma câmara na mão, aprendeu desde cedo a paixão pela fotografia. Os seus estudos Profissionais na Fotografia iniciam-se em 2013 com a realização do Curso na ABAF - Academia Brasileira de Arte Fotográfica.

Com interesse na linguagem cinematográfica, iniciou em 2015 o curso de Direção de Fotografia na AIC - Academia Internacional de Cinema, localizada, também na cidade do Rio de Janeiro.

Além da Fotografia, atualmente vem se dedicando à fotografia alinhada à arte, aplicando técnicas de intervenções, influenciada pelo estilo contemporâneo, com as suas pinturas e bordados na fotografia. Gosta de aplicar ao seu trabalho um olhar dos conhecimentos cinematográfico e documental que obteve durante seus estudos.

No ano de 2016 apresentou as suas obras em diversas exposições coletivas no Rio de Janeiro e São Paulo (Instituto Kreatori - RJ, Babilônia Feira Hype - RJ, O Mercado - RJ e Mercado Mundo Mix - SP). Esses acontecimentos serviram como estímulo e impulsionaram-na a investir cada vez mais nessa área, juntamente com a ilustração e desenhos que, também, são suas paixões.

Atualmente, está morando no Porto/PT, para ampliar o seu conhecimento e está a frequenar o curso de desenho de figuras humanas na Faculdade de Belas Artes do Porto.


· Street art / Ilustrações Luís Brum ( Terceira, Açores)

Luís Brum é um ilustrador açoriano com formação em arquitectura paisagista.

O seu trabalho distingue-se pelas linhas da fantasia antropomórfica, com claras alusões a um romantismo muito característico da ilustração infantil vitoriana. Como numa grande metáfora para os sentimentos do quotidiano, estas referências ganham novos traços.

Figuras improváveis no palco do absurdo; paisagens extraídas dos sonhos que nos fazem mergulhar no subconsciente dividido entre a liberdade da escolha e a escolha da liberdade; um percurso onde as estórias se compõem sobre um caminho eternamente distópico.

Numa nuance monocromática, a iconografia infantil transforma-se para veicular a divisão entre o conforto nostálgico e uma metamorfose futurística.


21:30

Concerto: The Big Muffin Orchestra ( Terceira, Açores)

Género: Delta blues e bluegrass

The Big Muffin Orchestra é um trio musical nascido na ilha Terceira em inícios de 2016, formado por Flávio Cristóvam na guitarra acústica, João Félix no banjo e Timothy Lima na guitarra resonator e com harmonias vocais entre os três.

· https://www.facebook.com/thebigmuffinorchestra/

22:30

Concerto: Momkéspapoila ( Terceira, Açores)

Género: Jazz, Soul, Funk e Rock

Momkéspapoila é um quarteto formado por Timothy Lima (guitarra e voz), Zé Arruda (bateria), Fabio Gomes (baixo) e André Gomes (Teclados). Banda formada em 2012, que navega pelos sons do blues improvisando-o com influencias do rock, jazz, soul e funk.

23:30

Concerto: Voyage ( São Miguel, Açores)

Género: Jazz avant-gard

Luis Senra, Alfredo Molina e Cristóvão Ferreira formam um trio de jazz avant-gard agradável ao ouvido que nos leva numa viagem sonora a explorar sonoridades. Aqui a única intensidade é através de massa sonora e texturas sonoras.

#27 maio
#museu de angra


15:00

Apresentação livro: Os caminhos do jazz, de Jefferson Melo ( Rio de Janeiro, Brasil)

Género: Fotografia

Esse projeto nasceu em 1996, após Jefferson ter feito no Rio, uma exposição sobre o tema no MAM. Até então um fotógrafo de publicidade, moda e do mercado discográfico, ele era mais um aficionado do rock e da música brasileira do que do Jazz. Foi a partir dessa exposição, que Jefferson ficou fascinado com a atmosfera que envolve o jazz, a luz, as expressões dos músicos. 'Os Caminhos do Jazz' traz 280 fotos de manifestações do jazz em 18 cidades de 11 países, com imagens que buscam a alma, a expressão interna da música indefinível que é o Jazz.

21:30

Concerto: The Rite of Trio ( Porto, Portugal)

Género: Jazz Jamba Core, experimental, pós-moderno

"Por onde andará a ponta perdida do novelo musical a que viemos parar nos dias de hoje? Nos inicios do século XX com as últimas grandes peças da música erudita? Nos anos 70 com a tão anunciada pseudo-morte do jazz? Ou algures na massificação musical dos dias de hoje orientada não pela Arte mas pela dormência cultural que nos apresentam e nos fazem crer como valor?

The Rite of Trio afunda-se no novelo e pega em algumas dessas pontas soltas ainda com as impressões digitais de Stravinsky ou o cheiro estranho de Zappa e abraça a ideia erradamente utópica da criação musical que é altamente cerebral e ao mesmo tempo apaixonadamente emotiva."
www.fb.com/theriteoftrio
www.youtube.com/theriteoftrio
https://soundcloud.com/the-rite-of-trio

22:30

Concerto: Praso & RichardBeats ( Alentejo, Portugal)

Género: Hip-Hop Fusão Jazz/ Soul/ Blues

Rapper e Beatmaker oriundo do alentejo litoral tem o primeiro contacto com Hip Hop na decada de 90 quando surgem albuns como Fuggees , a Tribe Called Quest , Wu-Tang , Krs-One, De la Soul, Mos Def, Common Sense, Noutorious 2pac entre outros mas, foi em meados de 2000 que conhece o movimento do rap português com o aparecimento de grupos Dealemma, Sam The Kid, Black Company, Da weasel. Em 2001 grava as primeiras cassetes e em 2002 o primeiro EP editado em Cd, escolhendo assim o seu caminho na cultura hip-hop, que se mantem no activo através de Albuns , Eps Mixtapes e Beats. Hoje em dia é um nome incontornável pelos conhecedores do movimento, fundador da produtora Artesanacto e membro do colectivo AlcoolClub.

As suas produções fundem os ritmos urbanos aos sons de épocas mais remotas através de cds, vinis e outros ficheiros de audio, aproveita pequenos recortes dessas musicas, recria e desenvolve novas melodias, sente-se a sua preferencia musical no que faz, principalmente, Jazz , Blues e Soul compoem a seleçao dos samples que procura, com batidas fortes e baixos sonantes desenvolveu uma sonoridade própria e caracteristica nos trabalhos Rapper e Beatmaker oriundo do alentejo litoral tem o primeiro contacto com Hip Hop na decada de 90 quando surgem albuns como Fuggees , a Tribe Called Quest , Wu-Tang , Krs-One, De la Soul, Mos Def, Common Sense, Noutorious 2pac entre outros mas, foi em meados de 2000 que conhece o movimento do rap português com o aparecimento de grupos Dealemma, Sam The Kid, Black Company, Da weasel. Em 2001 grava as primeiras cassetes e em 2002 o primeiro EP editado em Cd, escolhendo assim o seu caminho na cultura hip-hop, que se mantem no activo através de Albuns , Eps Mixtapes e Beats. Hoje em dia é um nome incontornável pelos conhecedores do movimento, fundador da produtora Artesanacto e membro do colectivo AlcoolClub.

· www.youtube.com/praso

· www.facebook.com/prasojones

· www.instagram.com/prasojones

24:00

Dj set: Rui Trintaeum ( Porto, Portugal)

Género: Do Jazz ao Tecnho música com alma

Rui Trintaeum, natural do Porto, tornou-se uma referência no panorama musical enquanto proprietário, programador e DJ residente do clube de música electrónica Trintaeum.
Desde cedo um apaixonado pela música, foi baixista da banda pós-punk Culto da Ira, que se destacou em 1984 na 1ª edição do mítico concurso de música moderna organizado pelo Rock Rendez-Vous, um marco para gerações de músicos e melómanos portugueses.
Na década de 80 começou a assumir a sua veia de divulgador e agitador musical, primeiro como DJ residente do bar No-Sense, no Porto, depois criando o espaço Loco Mosquito e, já em 1995, como dono e programador do bar TRINTAEUM, do qual foi também DJ residente. Por lá passaram artistas como Carl Craig, Moodymann, Theo Parrish, Recloose, Jonh Tejada, Pepe Bradock, Âme, Dixon, Henrik Schwarz, Morgan Geist, Lindstrom, Faze Action, Pete Herbert, Gilb'r, Jazzanova, Rainer Truby, entre muitos outros. Quando, ao fim de 16 anos, encerrou o espaço na Rua do Passeio Alegre, este tinha-se tornado num dos clubes referência no circuito internacional de DJs.
Nos últimos anos, o projecto TRINTAEUM teve continuidade sob a forma de várias "Club Nights”, no Set Azurara e no Gare Porto, com convidados como Eric Dunkan , Boozoo Bajou, Âme, Tony Lionni, Steffi&Virginia, André Lodemann, Nina Kraviz, Maya Jane Coles, Social Disco Club, Rui Vargas, etc.
Descreve as suas sessões de DJ como "Do Jazz ao Techno, Música com Alma". · www.facebook.com/rui.trintaeum

Sem comentários: