15/05/17

Música e Moda | Noite dos Museus 2017 | "O Museu não sai de moda" | 20 de maio | 21h30 | Museu de Angra do Heroísmo




O Museu de Angra do Heroísmo, celebra a Noite dos Museus | 2017, assinalando o 90.º aniversário do “Documentário Tercei­rense” da autoria de António Luís Lourenço da Costa, conside­rado o primeiro registo fílmico angrense conhecido, e apre­sentando uma coleção de moda da autoria de Sílvia Teixeira, resultado de uma Residência Criativa organizada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato em 2016, para valorizar as rendas do Pico e Faial.

Passado e presente, música e moda, irão cruzar-se nesta noite de festa, em que se recriarão alguns dos quadros ilustrativos do viver citadino do início do século passado recolhidos por aquele que foi o seu primeiro "cineasta", num valioso documento, cuja película original pertence ao espólio do Museu de Angra do Heroísmo, que o reeditou em formato digital e apresenta na exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico. Além da passagem de modelos composta por 12 coordenados de peças de pronto-a-vestir, femininas e masculinas, que incorporam rendas certificadas das ilhas do Pico e Faial e se inspiram no glamour dos anos 30, terá lugar uma projeção do documentário terceirense remontada pela videasta Sara Leal, de forma a incluir imagens que retratam na atualidade alguns dos espaços presentes no “Documentário Terceirense”. O desfile de moda contará com a colaboração da cenógrafa Ana Brum e da Companhia de Teatro residente do MAH A Sala. A música estará a cargo das bandas Wave Jazz Esemble e Dr. Vi, seguindo-se um after party com os Dj´s Monkeyshoes e Mr. Apples. No claustro, decorrerá ainda um mercado de produtos regionais. A entrada é gratuita e decorre em regime de livre acesso, a partir das 21h30.

Com esta iniciativa, o Museu de Angra do Heroísmo asssocia-se, pela nona vez consecutiva, às celebrações da Noite Europeia dos Museus, uma efeméride criada em 2005, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação do Governo de França, que visa proporcionar experiências atrativas e fora da oferta habitual por parte destas instituições, de forma a permitir ao público vivenciar tais espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e em horários específicos.

Sem comentários: