28/03/17

Literatura | Bolsas | Governo Volta a Atribuir Bolsas Para Escritores e Ilustradores








O ministério da Cultura vai retomar o programa de bolsas de incentivo à criação literária. A ideia foi lançada em 1997, mas acabou por ser interrompida em 2002.

"Escrever é um trabalho. A remuneração desse trabalho é feita através dos direitos de autor, e nem sempre isso permite ao viver da atividade", diz no Jornal 2 Luís Filipe Castro Mendes. O ministro da Cultura quer "dar condições aos escritores para poderem ter a dedicação exclusiva que muitas vezes pode ser decisiva para a sua obra".

Doze criadores vão assim poder receber um subsídio de perto de mil euros por mês, durante um máximo de um ano, para produzirem uma obra.

Pela primeira vez, são admitidas candidaturas de autores sem obra publicada Pela primeira vez, há também um incentivo à banda desenhada, à literatura infanto-juvenil e à ilustração.

"As bolsas de criação literária destinam-se aos poetas, aos ficcionistas, aos dramaturgos, e agora reconhecem também a importância destas outras formas de criação" , afirma no Jornal 2 o ministro da Cultura que explica que o processo de seleção de candidaturas, que não irá excluir quem não tem qualquer obra publicada, vai ficar ao cargo de um jurí nacional que analisará os projetos submetidos.

Sem comentários: