30/03/17

Apresentação do Concurso de Curtas-Metragens - Sobre a Prevenção da Violência no Namoro | 28 de Março | Solar dos Remédios | Angra do Heroísmo





A Secretária Regional da Solidariedade Social apresentou hoje, em Angra do Heroísmo, um concurso de curtas-metragens sobre prevenção da violência no namoro, ao qual podem concorrer jovens entre os 14 e os 21 anos.

Andreia Cardoso destacou a importância desta campanha, que permite aos jovens “participar, desde logo, utilizando linguagem própria”, salientando ainda que a iniciativa se “ajusta ao público a que se dirige”.

Este concurso de curtas-metragens insere-se na Campanha Regional de Prevenção da Violência no Namoro, que também inclui outras iniciativas a desenvolver durante os Jogos Desportivos Escolares e na edição deste ano do Dia da Defesa Nacional.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso frisou que a violência doméstica “é uma preocupação nacional”, sublinhando que “é uma preocupação que se acentua nos mais jovens, desde logo na violência no namoro”, até porque existem estudos que revelam que, “na sequência da violência no namoro, teremos violência na conjugalidade”.

A Secretária Regional considerou “preocupantes” os resultados de um estudo realizado em 2016 pela UMAR, segundo o qual “16% dos jovens considera que é normal forçar o ou a companheira a ter relações sexuais”. O mesmo estudo indica também que “22% dos jovens não reconhece que está a ser vítima de violência no namoro, perante uma situação concreta”.

Andreia Cardoso congratulou-se, por outro lado, com os resultados de um relatório recente que indica que a Região reduziu em 10% os casos sinalizados de violência doméstica, mas sublinhou que “isso é apenas motivação para continuarmos o nosso trabalho”.

O concurso de curtas-metragens hoje apresentado conta com a parceria da Associação Burra de Milho, estando o regulamento disponível no seu sítio na Internet.



Sem comentários: