25/07/16

Cinema | MiniCiclo de Cinema "Cinema No Terraço" - 3 filmes de João Canijo | dias 29 de Julho, 5 e 12 de Agosto | Clube Náutico | Angra do Heroísmo




O Cine-clube da ilha Terceira apresenta, dias 29 de julho, 5 e 12 de agosto, o CINEMA NO TERRAÇO - miniciclo João Canijo - no Terraço do Clube Náutico de Angra do Heroísmo, pelas 22h00.


Este ciclo pretende aliar o espírito do terraço como área de lazer, onde uma pessoa pode pegar na sua cadeira para ver um filme, tomar uma bebida, dar dois dedos de conversa com alguém, namorar, apreciar a paisagem ou usufruir da noite no espaço paradisíaco da baía da Angra do Heroísmo.

O Cine-Clube da Ilha Terceira tem procurado levar o cinema a diferentes espaços, desde o reinício da sua atividade. Assim, durante dois anos, exibiu cinema ao ar livre, no jardim do Q.B. Food Court, com grande sucesso de público. Agora, desloca-se para um lugar ainda mais convidativo, o terraço do Clube Náutico, com vista para a baía de Angra do Heroísmo, e propõe um miniciclo integralmente dedicado a João Canijo.

Fundado em 1935, o Clube Náutico de Angra do Heroísmo, situado junto ao Cais da Figueirinha, acolhe esta iniciativa do CCIT com três filmes de um dos melhores realizadores portugueses da atualidade.


O primeiro, Sapatos Pretos (1998), é um filme onde, a partir duma história verídica, Canijo revela qualidades de técnica narrativa e de definição de personagens assinaladas pela crítica.


O segundo, Noite Escura (2004), que foi apresentado na seleção oficial do Festival de Cannes e também muito apreciado pela crítica, é baseado numa peça de Eurípides, "Ifigénia em Aulis", aqui transposta para um mundo sórdido em que tudo se vende, um mundo de falsas aparências onde os sonhos que as personagens acalentam de uma vida diferente acabam por se desfazer.


O ciclo termina com Sangue do Meu Sangue (2011), que participou em 46 festivais internacionais e em oito mostras de caráter institucional, tendo recebido uma série prémios, como o da Crítica Internacional em San Sebastian, o do Público no Cinema d’Autor em Barcelona, o Melhor Filme em Linz e Curitiba e o Grande Prémio em Miami (para além de diversos prémios em Portugal).

Este miniciclo só é possível pela junção dos apoios da Câmara Municipal da Praia da Vitória, do Clube Náutico de Angra do Heroísmo, da Direção Regional da Cultura dos Açores, do Instituto Açoriano de Cultura, do Museu de Angra do Heroísmo e da Super Bock.

Sem comentários: