02/12/15

Música | Vídeo | Poesia | Espectáculo "BRUTA" | 5 de Dezembro | Arco 8 | São Miguel








Ana Deus a voz de Osso Vaidoso e Três Tristes Tigres e o multi-instrumentista de Nuno Prata ou Naco interpretam "as diferentes luas" dos poetas, num ambiente criado à medida de cada um, que inclui a projecção de ilustrações de artistas marginais.



Bruta começou com o fascínio de Ana Deus por Ângelo de Lima, poeta do Porto que acabou a vida internado no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, com esquizofrenia paranoide. "Comecei a ler coisas dele e sobre ele e isso levou a interessar-me por outros autores com transtornos mentais, alguns internados em manicómios, outros não, pessoas sensíveis que desabafavam através da escrita", conta a cantora.
Assim, rapidamente chegou a poetas com patologias depressivas como Mário de Sá Carneiro, que pôs termo à própria vida.


A dupla com Nicolas Tricot surgiu após a participação especial de Ana Deus no concerto de Manuel Cruz, no Silo Auto do Porto, há um ano, quando os dois se conheceram. "Ele toca vários instrumentos e eu queria criar um ambiente diferente para cada poeta e texto.
Ele fá-lo lindamente, faz um trabalho maravilhoso", explica Ana Deus. Em Bruta, Tricot toca guitarra, banjo, baixo, flauta, dispara loops e manipula objetos, faz toda "uma construção em palco", que o "público poderá apreciar na perfeição" 


Manuel Laranjeira, António Gancho, Sylvia Plath, Stela do Patrocínio, António Maria Lisboa e António Joaquim Lança são os outros autores interpretados, num total de doze canções reunidas no álbum que teve estreia no passado fim de semana no Music Box em Lisboa e que agora, acabado de nascer, segue viagem para Ponta Delgada .


Sábado 5 de Dezembro 23h00.

ARCO 8

Entrada 5 €


Sem comentários: