A Associação Cultural Burra de Milho, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o apoio da Direção Regional da Cultura e da Oficina D´Angra – Associação Cultural, tem o prazer de apresentar a quarta edição do “Sexta-Feira 13” - Mostra de Curtas de Terror Portuguesas.
Desde sempre que o terror fez parte da existência humana. O medo da morte e do desconhecido deu origem a estórias e contos assustadores, e com o decorrer dos tempos esses contos e estórias tornaram-se publicações e ilustrações, mas foi no séc. XIX que a fotografia em movimento criou condições para uma nova forma de expressão terrorífica, e é nessa que nos focamos nesta mostra de curtas-metragens, que nos dias que correm podem muito bem ser realizadas recorrendo a um telemóvel ou uma câmara fotográfica digital. E o gato preto? Esse, claro, passeia por telhados durante todo o ano, mas é na Sexta-feira 13 que o honramos, carregando-o de uma superstição que não transporta, o azar. O azar de ter 7 vidas!
São oito as curtas-metragens de terror nacionais que integram esta mostra, sendo 4 delas açorianas, resultantes do concurso intitulado “Sexta-Feira 13 - Concurso de Curtas de Terror Açorianas”. Os filmes resultantes do concurso são então “Ideia 13” de Rui Downing (vencedor), “Aninhas” de Francisco Ferreira, “Lex Noctis” de Paulo Bicudo, e a título extraordinário, a curta “O Fantasma da Antero de Quental” de Marta Catela – porque gostamos da idade da realizadora… 13 anos.
Os restantes filmes patentes da mostra são “Pela Boca morre o Peixe” de Miguel Sá Nogueira, vencedor do prémio Mélies d'Argent de melhor Curta de Terror Portuguesa na 8ª edição do MOTELx; “Offline” do Realizador Pedro Rodrigues que fechou a 3ª Sexta-Feira 13 – Mostra de Curtas de Terror Portuguesas com “S.C.U.M.”; “Gasolina” de João Teixeira; e “O Tesouro” de Paulo Araújo ambas selecionadas para melhor Curta de Terror Portuguesa da edição deste ano do MOTELx. A sessão terá início às 23h45, na Sexta-feira, dia 13 de Novembro no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
A fim de potenciar e dar novas ferramentas às produções regionais ligadas ao género fantástico e terror, organizamos para o Sábado, dia 14 de Novembro, um Workshop de “Caracterização e Efeitos Especiais”, ministrado pelo realizador de “Offline”, Pedro Rodrigues, e decorrerá na sede da Oficina D´Angra, a Casa do Sal, a partir das 14h00.
Para fechar esta quarta edição do “Sexta-Feira 13 – Mostra de Curtas de Terror Portuguesas”, o silêncio da noite será quebrado pela “Terror Party” com o DJ do lado negro, TRASHER, iluminado pela projeção de excertos de filmes de terror de domínio livre remixados – promete!
Respeitando todos os cães e gatos, de todas as cores e tamanhos, a receita obtida irá reverter para a Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Terceira, como nas anteriores edições do evento. O bilhete custa 2 gatos pretos para a sessão de Sexta-Feira.
As inscrições para o Workshop “Caracterização e Efeitos Especiais” devem ser feitas através do email burra.de.milho@gmail.com.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário