10/11/15

5ª Mostra Labjovem | Edimburgo Festival Fringe | Agosto de 2016 | Escócia


"A Diretora Regional da Juventude afirmou, na Ribeira Grande, que a Mostra Labjovem "será apresentada nos Açores, em Lisboa e, pela primeira vez, em Edimburgo”, na Escócia, adquirindo, desta forma uma dimensão internacional.

Pilar Damião, que falava na apresentação da mostra, dos parceiros e dos júris que vão integrar esta edição do Labjovem - Concurso de Jovens Criadores, salientou que “ao fim de cinco edições, este programa ganha uma dimensão internacional, assegurando a presença dos primeiros classificados de cada uma das áreas a concurso no Edimburgo Festival Fringe 2016”.

A exposição dos trabalhos artísticos dos jovens açorianos neste festival é, segundo Pilar Damião, "um elemento crucial de todo este processo criativo”.

“É de manifesto interesse para a Região dar-lhes a possibilidade de apresentarem o seu trabalho criativo e experimental em diversos circuitos internacionais”, frisou, acrescentando que a Direção Regional da Juventude estabeleceu parcerias com diversas entidades para assegurar a presença dos vencedores no Edimburgo Festival Fringe, nomeadamente a EDA, Banif, NOS Açores, Teatro Micaelense e Açoreana Seguros.

Para a Diretora Regional, “a envolvência dos parceiros reflete, por um lado, a relevância que o empreendedorismo cultural começa a conhecer junto da comunidade em geral e no meio económico-empresarial em particular e, por outro, permite uma maior projeção e divulgação de projetos artísticos desenvolvidos por jovens criativos açorianos”.

O Edimburgo Festival Fringe, que decorre de 5 a 29 de agosto, é considerado o maior festival de artes do mundo, tendo contado este ano com mais de cinco mil performances em 313 locais.

Os júris que vão avaliar os trabalhos apresentados ao 5.º Labjovem incluem nomes como Carlos Marques (Arquitetura), Maria José Cavaco (Artes Plásticas), Cláudia Galhós (Artes Cénicas), Susana Bettencourt (Design de Moda), António Araújo (Design Gráfico), Rita Carmo (Fotografia), Alice Geirinhas (Ilustração e Banda Desenhada), Leonor Sampaio (Literatura), Luís Varatojo (Música), Tiago Melo Bento (Vídeo) e Sofia de Medeiros (Design de Cerâmica), entre outros.





O Concurso LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas Açorianos.

A iniciativa destina-se a jovens até aos 35 anos, podendo ser apresentados projetos nas áreas de Arquitetura, Artes Cénicas, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Vídeo, Música e, pela primeira vez, Design de Cerâmica.

O prazo das candidaturas decorre até 30 de novembro, podendo os interessados submeter a sua candidatura através do endereço eletrónico: http://www.labjovem.pt"

Sem comentários: