21/11/14

Concurso | Prémio de Pintura António Dacosta

Jovem premiada na 4ª edição do Concurso LABJOVEM na área de Artes Plásticas, vence Prémio de Pintura António Dacosta






A artista açoriana Catarina Vieira Pereira venceu a primeira edição do Prémio de Pintura António Dacosta com a obra "Renascimento ou Cadáver IV", anunciou hoje a Direção Regional da Cultura.

O júri, constituído pelos artistas plásticos Maria José Cavaco e José Nuno da Câmara Pereira e pelo crítico de arte António Pinto Ribeiro, decidiu por unanimidade atribuir o prémio a esta peça, fundamentando a sua decisão “no facto de a artista recorrer a um processo inovador na produção da obra e na ousadia do formato”.

A obra premiada, que será incorporada no fundo artístico do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, revela ainda qualidades plásticas que o júri considerou “relevantes”.

O Prémio de Pintura António Dacosta, no valor pecuniário de 12 mil euros, é atribuído pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direção Regional da Cultura, e destina-se a galardoar os artistas regionais e a valorizar a atividade cultural regional no domínio das artes plásticas, na categoria de pintura.

Catarina Vieira Pereira, que nasceu em 1989, em S. Miguel, é mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde defendeu tese subordinada ao tema “Pintura fotográfica – efemeridade, metamorfose e ação num percurso plástico”.

Esta jovem artista participou em 2013, em Beja, no concurso 18.ª Galeria Aberta, onde foi distinguida com uma Menção Honrosa, tendo já este ano sido galardoada com o primeiro prémio da quarta edição do Concurso LABJOVEM, na área das Artes Plásticas.


Fonte: GaCS/DRC

Foto: LabJovem - Concurso de Jovens Criadores dos Açores

Sem comentários: