12/09/13

Doc’s Kingdom | Seminário Internacional sobre Cinema Documental


O Doc's Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental, realizado em Serpa entre 2000 e 2010, está de regresso para um novo ciclo nos Açores, com a primeira edição nas ilhas do Faial e do Pico, entre 15 e 20 de Setembro de 2013.

O seminário “Doc's Kingdom – Ideia de uma ilha” é organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e pela Azores Film Commission.
 

As inscrições no Doc's Kingdom 2013 abriram a 6 de Junho e esgotaram no início de Julho. Esta edição do seminário é a mais internacional de sempre, reunindo um arquipélago com mais de 100 participantes de 15 nacionalidades diferentes, incluindo inscritos, bolseiros, voluntários, organizadores e realizadores convidados.

No Doc's Kingdom 2013, está confirmada a presença de, entre outros: Ben Rivers, Ben Russell, Cynthia Beatt, Eloy Enciso, Nicolas Rey, Pacho Velez, Rebecca Baron, Rudolf Thome e Stephanie Spray. Da comunidade portuguesa vão estar presentes André Príncipe, João Vladimiro, Luísa Homem e Pedro Pinho, entre outros convidados surpresa.

Pela primeira vez, o Doc's Kingdom não publica um programa antes do seminário.

Aterrados na “Ilha Azul”, durante 6 dias consecutivos, os participantes entram no Teatro Faialense sem saber que filmes vão ver, mas com a certeza de, ao final da tarde, numa sala da Casa-Museu Manuel de Arriaga, poderem discutir durante várias horas, de forma directa e informal, viva e intensa, com os autores dos filmes e com toda a comunidade de participantes. Sem mapa, aliando a disponibilidade e o risco, cada participante no Doc’s Kingdom irá cooperar numa experiência que não pode prever antecipadamente.
 
A sessão de abertura do seminário tem lugar no domingo, 15 de Setembro, às 21h30, numa sessão pública, de entrada livre, com a projecção do filme The Forgotten Space (2010), de Allan Sekula e Noël Burch. O seminário organiza uma segunda sessão pública na quarta-feira, 18 de Setembro, às 21h30, em que é projectado o filme Man of Aran (O Homem do Mar, 1934), o clássico de Robert Flaherty filmado nas ilhas de Aran, precedido por Adormecido (2012), um documentário experimental de Paulo Abreu, filmado em Super 8 no vulcão dos Capelinhos.

Na sessão de encerramento do seminário, é projectado “Stemple Pass” (2012), de James Benning, professor na CalArts há 25 anos e convidado do Doc's Kingdom em 2008.

Sem comentários: