03/06/13

“AMOSTRAM’ISSE” – Mostra de Cinema dos Açores

O Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e com a organização da Associação Cultural Burra de Milho apresenta o “AMOSTRAM’ISSE” – Mostra de Cinema dos Açores, que consiste na exibição de um conjunto de filmes realizados nos Açores, e que pretende de uma certa forma abordar o estado da arte do cinema na região.

O evento percorrerá quatro cidades, nomeadamente, Angra do Heroísmo (Junho), Horta (Julho), Ponta Delgada (Outubro) e Lisboa(Novembro), durante o ano de 2013, num esforço conjunto com um largo número de parceiros, numa perspetiva óbvia de promoção do cinema e dos realizadores açorianos.

O grande objetivo deste projeto é permitir que o público tome contacto com a realidade desse cinema, pela descoberta de uma nova corrente de cinema contemporâneo, e pelos seus criadores. Através desta mostra pretende-se então partilhar e explorar a atualidade do cinema nos Açores, com formações e escolas distintas, e com origem principalmente em jovens realizadores.
Por outro lado, o cinema é sempre um retrato, uma soma de uma visão, uma reconstituição de nós próprios. Nesta mostra desejamos também mostrar a identidade do cinema realizado na região, identificando-nos, contando e recontando a nossa história, o que acaba por ser um exercício de introspeção sobre arte e cultura.

O evento tem a duração de cinco dias, com exibições diárias de curtas e longas- metragens de ficção e documentário, pelas 21h00, contando sempre que possível com a presença do realizador.

A Associação Cultural Burra de Milho fortalece desta forma a aposta que tem vindo a fazer no cinema e na promoção dos jovens criadores dos Açores, alargando ainda a oferta cinematográfica ao público açoriano, e indo de encontro aos objetivos da associação, uma vez que a formação de novos públicos e a oferta variada de cinema é uma necessidade premente para o desenvolvimento cultural dos jovens açorianos. 

PROGRAMAÇÃO ANGRA DO HEROÍSMO
Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

4 a 8 de Junho 2013

4 JUNHO - 21h00
- Azoreños, Tiago Melo Bento, DOC, 2011, 25’
- Noite de Festa, Nuno Costa Santos e Tiago Carvalho, DOC/FIC, 2012, 60′ 


5 JUNHO -  21h00
- Corre Emanuel, Corre, Emanuel Macedo e Bruno Correia, FIC, 2011, 15’ - Alabote, João Botelho, FIC, 2013, 11'
- Deportado, Nathalie Mansoux, DOC, 2012, 67' 


6 JUNHO -  21h00
- Adormecido, Paulo Abreu, DOC/EXP, 2012, 12’
- 50 Pesos Argentinos, Bernardo Cabral, FIC, 2012, 25’
- Santa Maria Connection, Eberhard Schedl, DOC, 2012, 55′ 


7 JUNHO -  21h00
- Não me Importava morrer se houvesse Guitarras no Céu, Tiago Pereira,
DOC, 2010, 52'
- Matança, André Laranjinha, DOC, 2011, 23'
- Banana do Pico, Luís Bicudo, DOC, 2012, 27’


8 JUNHO -  21h00
- PDL-LIS, Diogo Lima, DOC, 2012, 28'
- “Montar a Tenda” – Carnaval da Terceira (Montserrat Ciges, 2012, DOC, 60')



“AMOSTRAM’ISSE” – MOSTRA DE CINEMA DOS AÇORES
Promotor: Governo Regional dos Açores / Direcção Regional da Juventude Organização: Associação Cultural Burra de Milho
Coprodução: 9500 Cineclube;
Parceiros Estratégicos: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo / Unidade de Promoção Municipal e Cultura; Hortaludus / Teatro Faialense; Teatro Micaelense; Cinema City Alvalade.
Apoios à Divulgação: Cine-Clube da Ilha Terceira; Associação Zero em Comportamento; V&S CopyPrint; Diário Insular.
 

http://amostramisse.blogspot.pt/

Sem comentários: