Cair em Tentação: doçaria conventual
Auditório do MAH, 31 de Março, 14h30
Papos de Anjo, Barrigas de Freira, Toucinho do céu são delícias tentadoras que integram a doçaria conventual. Que melhor sítio, portanto, para aprender a confecioná-las que um antigo convento? O chefe Raul Sousa, formador da Escola Profissional da Praia, será o responsável por esta incursão no mundo dourado e apetecível dos doces conventuais, demonstrando o seu processo de confeção numa sessão dedicada ao público.
Papos de Anjo: ateliê infantil de doçaria conventual
Auditório do MAH, 1 de Abril, 14h30
As claras eram usadas, nos conventos, para engomar as vestes, clarificar o vinho e fazer hóstias. Sobravam as gemas que, quando sábia e oportunamente, combinadas com o açúcar que começa a chegar do Brasil, por volta do século XVI, dão origem a numerosas delícias conventuais, cujos nomes estão muitas vezes relacionados com vivências religiosas: Papos de Anjo, Barrigas de Freira, Pão de Rala, por exemplo. Se gostas de cozinhar e também de coisas doces, o Chefe Raul Sousa, formador da Escola Profissional da Praia da Vitória, está disponível para te iniciar nos saborosos segredos das receitas conventuais, em mais um ateliê infantil, promovido pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo.
Participação gratuita limitada a 20 crianças.
Inscrições até 28 de Março através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Sovar a Massa
Serviço Educativo do MAH, 3 de Abril, 15h00
A massa sovada é indissociável das celebrações do Espírito Santo. Contudo, também na Páscoa, e enriquecida com ovos, tem lugar reservado na mesa tradicional. São os folares, que celebram a amizade e a reconciliação e que têm uma lenda bem bonita. Neste ateliê, orientado por senhoras do Grupo de Convívio da Agualva, poderás amassar o teu próprio folar e ficar a conhecer a lenda portuguesa que se diz estar na origem deste costume pascal.
Atividade realizada em parceria com Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, no âmbito do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.
Participação gratuita limitada a 20 crianças.
Inscrições até 28 de Março através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Atividades para Atls e Jardins de Infância a decorrer durante as férias da Páscoa:
3 a 5 de abril e 10 a 14 de abril, 10h00/11h30; 14h00/16h00
Inscrições através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Inscrições através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Pastéis de São Francisco
Num dos muitos conventos franciscanos portugueses, os monges inventaram um dia uns deliciosos pastéis a que chamaram pastéis de S. Francisco. Vamos lembrar a história do patrono do Convento em que hoje funciona o Museu de Angra do Heroísmo e confecionar pastéis com o seu nome e depois… depois comemo-los.
Há uma horta no Museu
A primavera chegou e é tempo de voltar à horta. Há plantas aromáticas para cheirar e envasar e alfaces, cebolinho e couves à espera de serem plantadas. Quem não gosta de mexer na terra pode sempre ajudar, repintando os murais do jardim a que o Inverno roubou a cor.
Cores da horta
Neste ateliê, vamos visitar a exposição Formas do Contemporâneo e perceber que a arte pode servir-se dos materiais mais inesperados. Depois vamos fazer as nossas próprias tintas, recorrendo a pigmentos naturais e, inspirando-nos em Miró, pintar ovos para construir um mobile.
Sem comentários:
Enviar um comentário