05/10/11

Ciclo de Conferências "Conversas de Outono" - A História: para que serve em tempos de crise?"

O professor Doutor Fernando Catroga profere no próximo dia 6 de Outubro, às 18h, uma conferência intitulada A História: para que serve em tempo de crise? A sessão terá lugar na Sala de Reservados da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

Esta será a primeira conferência do ciclo «Conversas de Outono», que decorrerá durante o mês de Outubro e o início de Novembro.

Fernando Catroga é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desde cedo e durante longos anos veio desenvolvendo um percurso notável na área da História das Ideias, em que se tornou especialista, sendo hoje um dos nomes maiores e mais respeitados em Portugal.

Director da Revista de História das Ideias, Fernando Catroga prestou vasta colaboração à História de Portugal, dirigida pelo Prof. Doutor José Mattoso, com: As Maçonarias Liberais e a Política; Romantismo Literatura e História; Nacionalistas e Iberistas; Os Caminhos Polémicos da Geração Nova; Morte Romântica e Religiosidade Cívica; Cientismo Político e Anticlericalismo, assim como na História da História em Portugal. Séc. XIX-XX, (com Luís Reis Torgal e J. M. Amado Mendes); é autor, entre outros, de Memória, História e Historiografia, 2001; Antero de Quental. História, Socialismo e Política, 2001; Nação. Mito e Rito, 2005; O Republicanismo em Portugal. Da formação ao 5 de Outubro de 1910, 2 vols., 2000; Os passos do homem como restolho do tempo. Memória e fim do fim da História, 2011.

Especialista em crises e habituado à análise dos grandes movimentos de ideias que estão nas origens destas, assim como das ideias que nas crises se originam, com esta conferência do Doutor Fernando Catroga a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo pretende dar início a um ciclo, designado «Conversas de Outono», fazendo um enquadramento global da problemática das crises, tendo em vista aquela que no presente nos aflige, não só Portugal como na Europa, da qual, desde as suas origens e ao longo da sua História, Portugal sempre fez parte activa.

Sem comentários: