19/10/11

Ciclo de Cinema Português Contemporâneo | Faial - «Fantasia Lusitana»

Data:  20 de Outubro de 2011 (21h) 
Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça

Fantasia Lusitana é um documentário realizado por João Canijo, produzido pela Periferia Filmes e com distribuição pela Midas Filmes, foi o filme de abertura do Festival IndieLisboa'10 e estreou nos cinemas a 29 de Abril de 2010, em exclusivo no Cinema City Campo Pequeno, Lisboa e no Cinema Nun'Álvares, Porto.

Documentário que explora a relação do povo português com os estrangeiros refugiados da segunda guerra mundial, a forma como a sua estadia no nosso país influenciou (ou não) o nosso olhar sobre a guerra, e uma procura pela herança cultural deixada (ou não) pela sua passagem.

 
 
Uma leitura interpelante da história portuguesa do século XX construída inteiramente a partir de imagens de arquivo e da leitura de testemunhos desses refugiados nas vozes de Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.
Realização: João Canijo
Produtor: João Trabulo
Produção: Periferia Filmes
Género: Documentário
Portugal; 2010
Duração: 1h 05m
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=c1O3-dwHmF4
O Ciclo de Cinema Português Contemporâneo conta com a preciosa colaboração da Periferia Filmes, que generosamente disponibilizou o seu espólio, bem como dos diferentes parceiros deste projecto: 9500 Cineclube (São Miguel), Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial), Museu da Graciosa (Graciosa) e Museu de Santa Maria (Santa Maria).

Sem comentários: