As Jornadas Europeias de Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Cada país elabora, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro. Este ano, têm lugar nos dias 23, 24, 25 de Setembro e subordinam-se ao tema PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA.
A cidade visível consiste numa iniciativa do Museu Carlos Machado que se integra nas Jornadas Europeias do Património e que contempla dois momentos distintos: o primeiro, consiste numa maratona fotográfica com início no dia 10 de Setembro às 14h no Núcleo de Santa Barbara, com a abertura das inscrições aos participantes e entrega dos temas a fotografar, e que termina no dia 13 de Setembro às 17.30 no mesmo local com a entrega dos trabalhos realizados; o segundo momento, consta de uma exposição multimédia na sala de exposições temporárias no Núcleo de Arte Sacra com abertura no dia 23 de Setembro às 18.30 que integrará, também, fotografias de Ponta Delgada do Coronel Afonso Chaves pertencentes à colecção do Museu Carlos Machado.
Estas acções destinam-se a todos aqueles que entendem a cidade como um organismo, cujo carácter se revela na diversidade dos múltiplos aspectos que a formam. Pretende-se que aqueles que nela participem procurem captar por intermédio da fotografia o efémero do instante, que os lugares lhes sugerem, e com um verdadeiro espírito de urbanidade proporcionem aos visitantes do Museu Carlos Machado o deleite de uma nova experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário