25/09/11

"Filmar a Paisagem?" Residência Internacional de Pesquisa Cinematográfica

A Associação Cultural O Corredor está a promover uma iniciativa intitulada Filmar a paisagem? Residência Internacional de Pesquisa Cinematográfica, que decorrerá de 28 de Novembro a 11 de Dezembro de 2011, nas Sete Cidades, São Miguel.
Na origem deste projecto está um desafio - o de juntar cineastas de diferentes origens em São Miguel e propor-lhes trabalharem a partir desta questão inicial: "Filmar a paisagem?". A ideia central é constituir um grupo de trabalho que viva durante duas semanas imerso na paisagem a partir da qual vai trabalhar. Assim, cada participante irá desenvolver uma premissa de trabalho a partir da sua relação com a paisagem em que estará a viver. Cada um lançará hipóteses de trabalho e irá desenvolver uma em profundidade, apoiando-se no grupo de trabalho, tanto para a pôr em prática como para a explorar e interpretar. No final da residência haverá uma apresentação pública em que cada um preparará uma forma de mostrar o seu processo de trabalho.
O grupo de trabalho será constituído por 6 participantes e uma equipa de coordenação da residência. Este grupo de pessoas irá viver em conjunto numa casa inserida na paisagem a partir da qual se vai trabalhar.
REQUISITOS 
Esta residência dirige-se a criadores já com algum trabalho realizado no âmbito da criação audiovisual, essencialmente em cinema documental, mas não exclusivamente, e que se interessem em trabalhar a partir da sua relação pessoal com o real e com a paisagem em particular.
A participação na residência será gratuita. A organização assegurará a estadia e alimentação (as refeições serão confeccionadas por todos na cozinha da residência). A organização tentará ainda reunir um fundo para cobrir parte das despesas de cada participante com a viagem até S. Miguel, num valor a definir consoante a proveniência de cada um.
As candidaturas decorrem até 9 de Outubro de 2011.

Sem comentários: