A Radionovela é uma narrativa folhetinesca sonora, produzida e divulgada em rádio. Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era pré-televisiva. Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do genero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas que, para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: O som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.
Plano de Trabalho
Numa espécie de pesquisa documental, os participantes da oficina, organizados em pequenos grupos, serão convidados a fazer um périplo pelos vários lugares da cidade da Horta. Com várias tarefas “na manga” farão uma recolha/registo de acontecimentos, palavras soltas e ambientes sonoros.
Depois, em situação de laboratório farão o tratamento desses materiais.
Numa primeira fase, improvisando, recorrendo ao jogo dramático - definindo espaço, acção e personagens
De seguida, a escrita de pequenas narrativas.
Depois da distribuição de personagens, ensaio e, finalmente, gravação e edição.
Serão criados cinco episódios com cinco minutos cada.
Temática
Numa cidade, pedaços de vida que contam rotinas, histórias, acontecimentos inesperados de pessoas que habitam diferentes lugares. Criar-se-ão breves ficções em torno de personagens inspiradas no quotidiano.
O mar, a vida marítima e o património natural na sua relação com as gentes e a cultura da cidade da Horta será o ponto de partida temático.
A partir dos 13 anos.
Carga Horária
25 horas (Horário a definir entre os participantes)
Carga Horária
25 horas (Horário a definir entre os participantes)
Organização: Hortaludus e da Câmara Municipal da Horta.
Sem comentários:
Enviar um comentário