02/06/11

Exposição de Fotografia "Aproximações" - Museu dos Baleeiros

O Instituto Açoriano de Cultura, numa parceria com o Museu do Pico, apresenta no próximo dia de Junho, pelas 21h30, a exposição de fotografia de Jorge Barros intitulada Aproximações.

 
Esta mostra, que na sua abertura contará com a presença do artista e do Presidente da Direcção do Instituto Açoriano de Cultura, reúne 38 fotografias associadas em pares da quais 12 foram adquiridas pela Santa Casa da Misericórdia do Corvo e pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e que gentilmente cederam por forma a acompanharem a referida exposição.

Este trabalho salienta através da objectiva do autor a proximidade cultural, paisagística e edificada, existentes entre o território insular e continental, que justificam e fundamentam a nossa identidade nacional.

No decurso desta exposição poderá visitar também a exposição intitulada Capas de Espírito Santo – Tradição e Modernidade, que estarão patentes ao público até ao dia 31 de Julho durante o horário normal de expediente do Museu (Terça à Sexta-feira: 09H00-12H30 - 14H00/17H30; Sábado e Domingo: 14H00-17H30).

_______________________________________________________________________
Jorge Barros, é um conceituado fotógrafo que nasceu em Alcobaça no ano de 1944. Ao longo da sua carreira fotografou o país de lés-a-lés, sobretudo na temática humana. Grande parte do seu trabalho está reproduzido em diversas publicações, onde tendencialmente se associam as suas fotos a textos em prosa de autores de mérito.
Com o primeiro ordenado comprou a primeira máquina fotográfica e logo ensaiou pequenas reportagens nos mercados e praças da sua cidade natal, Alcobaça. Fascinado pelas imagens da Life, que recebia por assinatura, acaba por experimentar o cinema, colaborando em jornais e revistas, organizando encontros e exposições, obtendo, em 1988, o Prémio de Ilustração da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
Poderemos arriscar uma justificação do seu percurso artístico, recorrendo ao que foi dito pelo próprio Jorge Barros:" o mais importante foi, é, tornar gente Feliz!"

Sem comentários: