Em Outubro de 2010 realizou-se a primeira edição dos prémios João Aguardela/Megafone (www.aguardela.com) em Portugal, que visam distinguir anualmente músicos e outras entidades cujas actividades contribuem para a vitalidade da música portuguesa de raiz tradicional (inspiração na tradição para inventar o futuro). De um conjunto de mais de 20 projectos a nível nacional foram seleccionados 3, para subirem ao palco do pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa, na final destes prémios.
Dois dos colectivos finalistas são originários do Faial: “Experimentar na m’incomoda” (que arrecadou uma menção honrosa) e “Bandarra”.
Em 2011, depois do reconhecimento nacional do trabalho destes “ilhéus”, a Hortaludus e a Associação Cultural Musica Vadia, decidiram criar um evento nos Açores que permitisse a mostra das canções e da música produzida pelas duas bandas. Neste contexto, o “Experimentar na m’incomoda” e os “Bandarra” subirão desta vez ao palco do Teatro Faialense, nos dias 3 e 4 de Junho respectivamente, às 22 horas, para partilharem com todos dois concertos únicos, que certamente serão espelho do que de melhor se faz nas ilhas no âmbito da música popular e ligeira Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário