28/04/11

Oficina Teatro do Oprimido - OMA, Centro do Mar (Horta)

O Teatro de Giz é parceiro dos Encontros Filosóficos deste ano e é nessa qualidade que organiza uma Oficina de Teatro do Oprimido de 3 a 5 de Maio, entre as 18:30 e as 20:30. 

O Teatro do Oprimido,
 é uma formulação teórica e um método estético criado por Augusto Boal, inspirado na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freireque, através do jogo dramático, pretende trabalhar sobre as situações de opressão, medo, marginalização ou exclusão sentidas pelos participantes na sua vida e ensaiar formas de lidar com elas, através de jogos colaborativos, dinâmicos e divertidos em que somos chamados a ser parte activa da solução.


 
Esta acção de formação será orientada por Tomás Motos, perito em Criatividade Dramática e criador da Pós-graduação Teatro e Educação na Universidade de Valência, além de autor de vários livros sobre esse mesmo tema. Um dos seus últimos livros debruça-se sobre O Teatro do Oprimido de Boal. 

Objectivos da Oficina Teatro do Oprimido: 
1. Conhecer a formulação teórica e o método estético do Teatro do Oprimido 
2. Realizar actividades baseadas no Teatro Periódico, Arco-íris do Desejo, Teatro Imagem e Estética do Oprimido. 
3. Transferir as estratégias didácticas adquiridas para a prática profissional.

A formação segue uma metodologia prática, activa e participativa, baseada no princípio reflexão-acção-reflexão
.

A oficina tem um custo simbólico de 10 euros para os participantes que se inscreverem e realizarem pagamento até dia 30 de Abril. Após esse dia, as inscrições terão o custo de 14 euros.

Sem comentários: