17/02/11

Conferência - Do Estado Adâmico à Globalização do Pleroma – do Caos ao Cosmos na Poesia













O Instituto Açoriano de Cultura promove na sua galeria no próximo dia 18 de Fevereiro , pelas 21h00, mais uma conferência do ciclo «Conversas à Janela» intitulada Do Estado Adâmico à Globalização do Pleroma – do Caos ao Cosmos na Poesia, que contará com a presença do Professor Armando Emanuel Monteiro.

Recorrendo-se ao simbolismo do trigésimo aniversário da publicação que, para alguns será a sua obra maior Tempo Redondo (edição IAC–1981) o autor regressa a Angra do Heroísmo para proferir uma conferência que extravasará a sua obra poética, dando-lhe um enquadramento claro e justificativo resultante de todo um conjunto de vivências, interesses e temáticas que vem investigando ao longo da sua vida.
  
Armando Emanuel Monteiro da Câmara Pereira nasceu na ilha de Santa Maria em 25 de Dezembro de 1938. Possui o curso de pintura de Belas Artes da ESBAL e um mestrado em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa.
Utilizando o nome Armando da Câmara Pereira foi autor dos livros Teatro de Todo o Mundo - Mundivisão artística da Terra e do Universo – séc. XII (Santa Hildegarda de bingen) ao séc. XVIII (jansenius), (DigLivro – 1989), orientado pelo Prof. Doutor Artur Nobre de Gusmão, enquanto seu discípulo na Universidade de Lisboa; e Ciência e Mito nos Descobrimentos – Ensaio Iconológico sobre Cosmografia e Cartografia, que obteve o prémio “Luis Ribeiro” no Concurso Literário Açores, 1990.
Publicou ainda diversos livros de poesia usando, o nome de Armando Emanuel Monteiro: Tempo Redondo, com prefácio do Padre Manuel Antunes, jesuíta e professor da Faculdade Clássica de Lisboa (Letras), no ano de 1981; Pangea, Prémio Antero de Quental – Poesia (Açores 1968); Epifanias Prémio Antero de Quental – Poesia (Açores 1992); Imago Mundi, (Poema para os habitantes de Sírios), edição do autor (não comercializada), em Março de 2000.
Desempenhou o cargo de professor de História da Arte na Academia dos Olivais Sul – Lisboa. Prefaciou introduções críticas a catálogos de alguns artistas plásticos, durante os anos de docência em Lisboa, Évora e Beja, aonde esteve ligado às actividades da ESBAL de Évora e Beja.
Leccionou em algumas escolas, a destacar a Escola Fernando Pessoa (Olivais Sul) e a Escola Secundária da Portela, na qual se reformou recentemente.

Sem comentários: