02/02/11

Agenda de Exposições Temporárias do MAH – Fevereiro

Ex-Libris do Mar
É composta por 21 painéis integram uma numerosa colecção de ex-líbris com imagética de expressão náutica, sendo acompanhada por um catálogo que relata detalhadamente a história do ex-librismo em Portugal. Foi organizada pelo Grupo de Amigos do Museu da Marinha (Gamma) e é apresentada na Terceira na sequência de uma proposta do Sr. Capitão do Porto de Angra do Heroísmo, Capitão-de-fragata Diogo Vieira Branco.
Sala Dacosta, 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro

A República: Ideais e Valores
Composta por painéis amovíveis que dão conta de ideais e valores que nortearam a I República, esta exposição itinerante, promovida pela Presidência do Governo Regional/Direcção Regional da Cultura, no âmbito do programa de comemorações do centenário da República, destina-se essencialmente ao público escolar.
Auditório do Ramo Grande, 21 de Janeiro a 7 e Fevereiro.

A Cerâmica Europeia dos séculos XVII a XIX: da influência oriental às imagens do ocidente 
Esta exposição integra peças que comprovam a acção determinante que a porcelana chinesa exerceu ao nível da formação do gosto europeu de seiscentos e mostram como o naturalismo e o romantismo europeus marcam igualmente a gramática decorativa da produção cerâmica nacional, durante o século XIX.
Sala de Oportunidades, 26 de Novembro de 2010 a Maio de 2011.

A Maçonaria nos Açores
Mostra de jóias, documentos e outros objectos essencialmente relacionados com o funcionamento desta instituição no arquipélago, durante a época da monarquia liberal.
Sala de Destaques, Novembro de 2010 a Fevereiro de 2011

A Imprensa Terceirense na I República
O Museu de Angra do Heroísmo associa-se ao programa regional de comemorações do Centenário da República promovido pelo Governo Regional dos Açores, com esta exposição que pretende caracterizar a imprensa terceirense e a mostrar através dela alguns aspectos da vida política, social e cultural, no período da I República.
Sala do Capítulo, 29 de Outubro de 2010 a 1 de Maio de 2011

Sem comentários: