21/01/11

Conferência na BPARAH "Os Açores na convergência das rotas mundiais c.1600"- Doutor Angelo Cattaneo

Terá lugar no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt, mais uma das conferências que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo tem vindo a realizar em parceria com o Centro de História de Além-Mar (CHAM), integrada no Ciclo de conferências OCEANO DE HISTÓRIAS Novos Caminhos da História do Atlântico.

O ciclo de conferências Oceano de Histórias: novos caminhos da história do Atlântico visa ilustrar alguns dos rumos atuais da historiografia, buscando divulgar uma nova perspectiva sobre a história do atlântico português e, em particular, do papel das ilhas nos Açores nas configurações geo-estratégicas mundiais.

Angelo Cattaneo é doutorado em História pelo European University Institute de Florença. A sua área de investigação incide no estudo dos canais de comunicação da informação científica a nível global, como parte da circulação mundial do conhecimento, das tecnologias e da cultura material entre os séculos XV e XVIII, em particular no contexto da presença portuguesa no Atlântico, na África e na Ásia.

Dentro deste amplo campo de investigação, está particularmente interessado nas áreas da cartografia, cosmografia e literatura de viagens, dando especial destaque às redes globais de conhecimento.

Publicou recentemente dois livros Mappa Mundi 1457 (Roma: Istituto dell’Enciclopedia Italiana, 2008) e Fra Mauro’s Mappa mundi and Fifteenth-Century Venice (Turnhaut: Brepols, 2011), bem como, cerca de três dezenas de artigos em revistas internacionais. É também co-editor do volume The Making of European Cartography (Florence, 2003) e do número monográfico Humanisme et découvertes géographiques (Médiévales 58, 2010).

Sem comentários: